terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Regulagem da Injeção Eletrônica


É comum um cliente entrar na Akikar e pedir para regular a marcha lenta, porque “ta um pouco acelerada”, ou “esta variando”, ou ainda, “esta morrendo quando para no farol” (semáforo). Muitos pedem para dar só uma “reguladinha no parafuso” e outros já chegam perguntando se eu tenho a chave (ferramenta) para regular a marcha lenta.


                   
 Increva-se no canal da AKIKAR

       

Acontece que são carros equipados com injeção eletrônica de combustível, e nenhum deles permite regulagem da marcha lenta por ação de parafusos, calços ou outra coisa, como se fazia antigamente no carburador.

A injeção eletrônica veio para substituir o carburador em razão da necessidade do melhor aproveitamento do combustível tanto para diminuir o consumo como, principalmente, para diminuir as emissões de poluentes. É um sistema composto por sensores, atuadores e por uma Unidade de Comando (UC), responsável por todo o gerenciamento.

Basicamente a UC processa os sinais enviados pelos sensores e modifica a estado dos atuadores, para manter o motor em marcha lenta e controlá-lo em qualquer condição de carga, conforme a aceleração que o motorista impõe, dando a sensação de controle total sobre a potencia (carro com injeção tem
melhor dirigibilidade).

A UC também controla, a ignição e a bomba de combustível (liga e desliga), além de se comunicar e interagir com outras unidades de comando, como a do câmbio automático, a do ABS, a do ar condicionado ou climatizador, entre outras. Em alguns modelos de carros a UC da injeção controla também o câmbio automático, é chamado de Powertrain.


Sendo assim todos os sensores e atuadores são importantes, mas o atuador da marcha lenta, que eu quero destacar, como o nome já diz, é o que a UC vai usar para controlar a marcha lenta. Pode ser de vários modelos, motor de passo, solenoide, ou um rele, mas basicamente o modo de atuar sobre a marcha lenta é sempre o mesmo.

A UC abre ou fecha uma passagem de ar (adicional) para dentro do motor, conforme a necessidade, para aumentar a rotação da marcha lenta abre a passagem, se for para baixar, diminui a passagem. Se fechar totalmente o motor morre, pois ficara sem ar, ou seja, pela borboleta não passa ar suficiente para a marcha lenta.


Na foto, dois dos modelos de atuadores mais usados, o de baixo é o famoso Motor de Passo, com aplicação em várias linhas. O de cima é usado na linha Ford, chamado apenas de Atuador de Marcha Lenta, funciona com um solenoide, que pulsa em ciclos para controlar a passagem de ar.

O motorista não tem controle sobre esse ar, o motorista só consegue controlar o ar que passa pela borboleta, através do pedal do acelerador.


Quando o motorista tira o pé do pedal do acelerador, a borboleta fecha totalmente impedindo a entrada de ar e o motor entra em regime de marcha lenta. Nesse momento o ar necessário para a queima do combustível só poderá passar pelo atuador de marcha lenta e o controle passa totalmente para a UC.


Ao fechar, a borboleta encosta através de mecanismos próprios como alavancas e eixos em um batente, normalmente um parafuso, que é regulado na fábrica para adequar os parâmetros programados na UC às diferenças de fabricação de cada peça do motor e seus componentes, visto que são fabricadas dentro de certa tolerância em suas medidas e nunca são exatamente iguais umas as outras.


Este parafuso é lacrado na posição ideal e qualquer “regulagem” vai alterar a quantidade de ar que passa pela borboleta, a UC vai mudar a posição do atuador da marcha lenta e pode até parecer que corrigiu o defeito, mas na verdade o motor começou a trabalhar totalmente errado.

No mínimo, aumentando o consumo de combustível e as emissões de poluentes, em médio prazo outras peças podem ser danificadas, como o catalisador e o atuador de marcha lenta, por exemplo.

É por isso que quando você chega na Akikar e pede para eu “regular” a marcha lenta ou a injeção, eu respondo que não. Se há alteração na marcha lenta, pode ser sujeira nos bicos, borboleta ou falha de funcionamento em algum componente e a correção depende de procedimentos corretos de diagnósticos e reparos.

Abraços,


(Há sistemas que parecem ter regulagem, como os VW ou Audi, porém aquele procedimento que se faz com o scanner é na verdade uma retomada de valores pré-definidos, justamente para voltar a borboleta nos padrões regulados de fábrica, visto que este sistemas são autoadaptativos.)

 Increva-se no canal da AKIKAR

619 comentários:

  1. Quando o carro gasta muito pode ser a sonda lambda? Porque o meu gasta pra caramba, é gol 1.6 2002. Já liumpo bico torcou a sonda e a bobina.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei, agora entendi mais um pouco sobre meu carro.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sergio,

    Se a Sonda Lambda, falhar podem ocorrer sintomas diversos, como, marcha lenta irregular, motor morrendo, entre outros. Mas o principal sintoma, sim, é aumento de consumo e emissões de poluentes.

    Abraço.

    Castilho

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Levei meu carro (celta 2003) para o mecânico verificar a aceleração, quando o carro esta parada no transito e engatado em qualquer marcha, começa a acelerar demais como se estivesse com o carro em movimento, mais nem sequer estou pisando no pedal, o carro acelera por conta própria.
    O mecânico disse que era só regulagem, ai então mexeu e continuou a mesma aceleração, consumindo mais combustível. Qual será a causa dessa aceleração?

    ResponderExcluir
  5. Olá Junior,

    Você já mediu a pressão e vazão da bomba de combustível?
    Já verificou a memória e funcionamento dos sensores e atuadores com "scanner"?
    Qual o resultado?

    Essa aceleração pode estar sendo causada por vários defeitos, entre eles:

    -Entrada de ar falso, (inclusive no servo freio).
    -Defeito no sensor de posição de borboleta (TPS).
    -Defeito no sensor de pressão do coletor (MAP).
    -Alternador deficiente.
    -Respiro do motor.
    -Purga do Canister com defeito.

    Espero que você resolva o defeito rapidamente, faz um teste rápido, desligue o sensor de posição de borboleta e me diga como ficou a marcha lenta.

    A regulagem que foi feita alterou o batente da borboleta?

    Um abraço.

    Castilho

    ResponderExcluir
  6. Fala Castilho.
    Parabéns pelo Blog.

    Fiz o motor do meu Ford Ka com vocês em 2005, trabalho conduzido peolo Wanderley, e obtive o resultado esperado.

    Gostaria de saber se você tem scanner pra checar o log de erros do Xsara Picasso e, se sim, qual o custo deste procedimento.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcelo. Tudo bem?

    Faz tempo, hein. Bons tempos aqueles, mas hoje estamos trabalhando diferente. Eu acho que evoluímos, rs. Diminuimos o tamanho e

    O que esta acontecendo com seu Xsara? Problemas com câmbio?

    Castilho.

    ResponderExcluir
  8. Uma vez um mexanico regulou a injeção de um gol que eu tinha, nunca mais ficou bom. Provavelmente ele alterou o parafuso e não sabia o defeito do carro.

    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Olá !

    Estou com um problema com o meu vectra que não consigo resolver, por ex: qdo vou parar em algum farol, cai bastante a rotação chegando nos 500 rpm e tremendo muito, quando o ar está ligado isso é constante, no mais o consumo esta normal, ja fiz a limpeza da tbi e do atuador, as velas cabos e filtro tbm são novos, o que poderia ser ?

    Um abraço e parabéns pelo blog !!

    ResponderExcluir
  10. Olá, proprietário do Vectra, mande-me um e-mail com mais detalhes sobre o Vectra, motor, ano, e se possível os códigos de defeito na memória da UC da Injeção, vazão e pressão da bomba de combustível.

    Se estiver aqui por São Bernardo passe aqui na oficina.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Amigo tenho um gol geraçao 4 ano 07 /08 ....E quando acelero pra sair ele parece que ta engasgando e horrivel sou de goiania lendo seu blog achei interresante por que os mecanicos aki que agente leva eles nao explicam pra gente o que realmente esta acontecendo eles enchem de fios o caro da gente e fala que fico bom ... gostaria de saber o por que desse engasgamento e o que posso fazer pra poder ajustar isso ...Uma regulagem eletronica seria o caso amigo .... abraço !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Silvio, um carro super novo, hein!. Você poderia desconfiar do combustível????

    Pede para analisar o combustível.

    Um abraço.

    Castilho

    ResponderExcluir
  14. Amigo eu tenho um Polo Sedan 2007 e esta semana fiz a revisão de 2 anos. Foram trocados: filtro de ar, de óleo, de combustivel e oleo do motor. Sai da oficina e abasteci. 1 dia depois o carro começou a falhar. Deixe dois dias na oficina e o mecânico não descobria o defeito, ele disse que o quarto bico estava falahando. Nofinal das contas ele trocou o bico e na oficina o carro estava bom. O carro não esta falhando, mas agora na marcha lenta ele está tremendo. O que vc acha que pode ser?
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  15. Bom dia amigo,

    Tenho um polo 2007 e nesta semana eu deixei o carro na oficina para realizar a revisão de 2 anos. Foram trocados os filtros (óleo, ar e combustível e o óleo. Quando sai da oficina eu abasteci. Um dia depois o carro começou a falhar. Deixei na oficina novamente. O mecânico disse que o combustivel causou o defeito. Mas o carro ficou 2 dias e nada de descobrir o defeito. Foi testado bicos, velas, cabos, mas aparecia que o 4 bico estava falhando. No final das contas foram trocados os bicos e o carro aparentemente melhorou. Mas agora, na marcha lenta, o carro esta tremendo. O que vc acha que pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Allan Matheus4/06/2009 3:37 PM

    boa tarde!!!!
    possuo um corsa 1.0 8v ano 01, o carro ta bebendo muito se eu tirar o pe da embreagem anda sozinho... ja limpei os bicos... velas novas... filtro de ar novo... cabo de velas sao novos tbm... levei ate um rapaz ele passou um scanner e me falou q a injecao esta boa... como pode qual a possivel causa ??? muito obrigado...
    e-mail: allanxmatheus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. ola amigo achei muito massa seu blog,olha so eu to com um problema no meu carro um omega 93 2.0,ele ta em baixa rotacao.e a luz da anomalia fica acesa direto de vez enquando apaga,ja passei o raster mas nao axo o problema ,sera que eo sensor de marcha lenta?

    ResponderExcluir
  18. Kad,

    Tente "scannear" e refazer a regulagem básica.

    Allan,
    Podem ser muitas causas, comece verificando por que o motor esta acelerado, pelo menos foi isso que eu entendi "por andar sozinho". Depois teste a vazão dos bicos injetores e compare com os valores padrões. Lembre-se que a qualidade da gasolina, modo de dirigir e outros fatores influenciam no consumo de combustível.

    Anónimo,
    ...do Omega, você tem que pelo menos saber quais códigos de defeitos ficam gravados na memoria do modulo da injeção. Pois fica muito difícil adotar um procedimento adequado para resolver o defeito sem ter um inicial do que esta acontecendo, é preciso saber o que o módulo esta "enxergando" para que a marcha lenta fique irregular...

    Um abraço a todos e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  19. tenho um gol 1.8 ap 95/95, e desde quando comprei tento fazer a regulagem completa da IE, já troquei várias peças e nada satisfatorio, agora o mecânico me pediu pra trocar o atuador de marcha lenta, após a troca é comum o carro ficar muito acelerado, ou seja, leva mesmo um tempo pra UC identificar um novo atuador e demorar pra regulá-lo? Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. ola castillo... tenho um problema no meu peugeot 2005... as vezes qndo eu ligava ele ... ele acelerava sozinho.. e as vezes qndo eu ligava o carro e dava a ré pra sair da garagem... ele se apagava... e agora qndo eu tava descendo uma rua aqui na minha cidade .. ele se apagou... ai tentei ligar e ele deu sinal que iria ligar quis pegar mas nao pegava ai estacionei achei q era combustivel... fui no posto peguei combustivel mas nao adiantou nao pegou por nada.. no fim tive que rebocar.... castillo eu vi que vc é um profissonal mesmo..... entao quero sua ajuda.. antes de levar meu carro para um oficina.. o que pode ser? e oq vou gastar.. jah quero me preparar.. meu carro é um peugeot xsi 205 ano 96.. moro em rs .. santa maria.. meu emal é claudionor1986@hotmail.com.. obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  21. corrigindo o texto a cima .. é um peugeot 205 e nao 2005.

    ResponderExcluir
  22. Caro Castilho,

    Muito legal seu blog. Tenho uma pergunta dificil la vai. Tenho um carro Suzuki no qual foi adaptado um motor VW ap 1.8 MPFI. Ele anda muito bem, puxa bem, o consumo esta dentro do normal 9,0 9,8 km/lt, Porem tem um detalhe que varios mecanicos tentaram resolver e ficou igual. Quando para num sinal o giro fica oscilando, a marcha lenta fica oscilando, isso nem sempre. Ao que tudo indica a central recebe algum tipo de leitura e responde aumentando e reduzindo o giro, dou uma pisada firme no acelerador e ai para. Que pode ser? Sonda lambda? Vi que o espurgo do canister pode ter uma influencia, neste caso o motor esta sem o canister, e os caninhos que vem do tanque estão isolados (tampados), se pegar um canister do motor AP 1.8 e adaptar os caninhos nas entradas, tem chance de deixar o sistema do canister dentro do normal?
    Fora esse detalhe o motorzinho está ok.

    ResponderExcluir
  23. Olá Claudionor,

    Se não for nenhum dano com o motor, como quebra de correia, eu começaria com a verificação da bomba elétrica de combustível e sistema de ignição.


    Caro Anônimo,

    O motor instalado é o Ap 1.8? Eu começaria buscando um erro de mistura, uma boa analise dos gases poderia dar uma pista.
    Pode ser uma falha de Sonda. Mas, é muito mais provável que o escapamento que esta sendo utilizado esteja causando erro no controle do motor. Você alterou o escapamento para que ele ficasse compatível com o motor?

    Há outras considerações que poderiam ser feitas, porém teria que ter muitas outras informações e fazer muitos testes e análises.

    Devo dizer também que salvo certas possibilidades, sou contra adaptações de qualquer tipo. Rs.

    Um abraço do Castilho.

    ResponderExcluir
  24. castilho.. realmente era a bomba eletrica de combustivel.... um abraço... valeu pela força. jah pensaram em instalar uma mecanica aqui em santa maria/RS rrsrsrsr to brincando mas esse ramo aqui é bem propicio.

    ResponderExcluir
  25. Oi Claudionor, legal você ter resolvido o problema de seu Peugeot. Santa Maria deve ser uma ótima cidade e tenho certeza que tem profissionais de valor e competentes, por isso seu carro esta concertado.

    Fique a vontade em nosso site e blog. Boa sorte e um grande abraço a você e a todos os amigos do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  26. Oi Castilho,
    Tudo bem com vc?
    To esperando vc marcar para resolver aquele probleminha no diferencial do meu Santana.
    Não aguento mais esse barulho!!!
    Abraço.
    Meu e-mail: marcelomanfredo@ig.com.br

    ResponderExcluir
  27. Opa! Blz?
    Tenho um KA 98 Image Completo(-Ar) mas desde que eu comprei ele sempre morre quando eu paro e principalmente quando eu viro todo o volante. Levei no mecanico e falaram era problema em algum sensor da direcao hidraulica e talvez atuador da marcha lenta.Depois de consertado quando comecei a andar em velocidade mais alta o carro ficou acelarado, é como se eu nao tirasse o pé do acelarador para mudar de marcha...a rotacao esta alta demais e gastei R$20,00 de gas. em 2 dias sem andar muito.
    Obrigado pela atenção, aguardo resposta.

    Tadeu.

    ResponderExcluir
  28. Olá Marcelo, na quarta feira vou buscar seu carro, pode aguardar.

    Castilho

    ResponderExcluir
  29. ola blz...

    bom eu estou começando agora a trabalhar com a injeção eletronica...jah tenho alguns cursos mas ainda e pouco..e na oficina onde trabalho estou com um problema...bom vamos lah...

    celta 2001 e um 2003 vhc

    os dois estaum com o tempo de injeçao baixa..e o 2003 esta com a massa de ar mto alta a media e entre 20 e 40 certo...o carro esta com 2000 de massa de ar e o avanço fora dos graus corretos...

    qual seria o problema...sensor map pela massa de ar??

    e o tempo de injeção qual seria???

    vlws

    ResponderExcluir
  30. Prezado Castilho, parabéns pelo blog, muito interessante. Vou colocar minha dúvida por tópicos para facilitar o entedimento ok.
    Nome Antonio. Cidade. Fortaleza.

    Carro; Corolla 2001 com 39.000km XEI 1.8 16v
    Comprei o carro a 3 meses,
    desde que com comprei o RPM se comporta da seguinte forma:

    - Sem ar proximo a 1.000 com temp. de trabalho, quando aciono o AC ele cai para 950 e depois se aproxima dos 1.000. è normal? não teria que compesar o peso do ar subindo a rotação e depois voltando?

    - Qquando fui realizar a revisão troquei um oringui que fica entre o distribuidor e caixa da válvulas. Aí o mecânico desregulou um pouco a posição do distribuidor, então fui em outro que disse que o carro estava desrregulado. Ele regulou utilizando uma luz interminente mirada em uma escala que fica próxima ao conjunto de correias tem os num. 0 e 10. Quando ligava o RPM ia até 1600 e retornava para 1000, porém logo que atingia a temp de trabalho ficava em 1600 sem o ar (sem oscilação). Ligando o ar o comportamento era: abaixava para 1200 ficava 10seg, ia para 1400 ficava 5seg, ia para 1600 ficava 2-3 seg e voltava para 1200 para retornar ao ciclo. (Esse mecânico observou que o parafuso debaixo do sensor de posição da borboleta já havia sido mexido)

    - Levei a um terceiro mecânico: esse abrioas engrenagens, vio que estava tudo no tempo, altura de vávulas, coorei acionadora,e regulou, segundo a literatura, o distribuidor, limpou o corpo borboleta. Hoje o carro está:
    - Ligo ele vai rápidamente em 1200 9menos de 1 seg) e volta para 1000-1050, quando atingi temp. de trabalho fica em 1.100 sem ar, quando ligo o ar, cai para 950 e vem para 1000.

    O carro está normal em sua performa-se,estou testando o consumo. Porém não estou convencido 100% que o comportamento do RPM em relação ao acionamento do ar está normal

    O que pode ser????

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. hello, Claudionor!!

    Meu fiat uno ano 99 apresenta um problema exatamente na marcha lenta, ou seja a aceleração fica normal e acelera bastante as vezes. Ja fizeram limpeza, trocaram sonda lambida e o problema parece não solucionar...quais peças devem ser trocadas realemente pra resolver esse problema? e em relação ao consumo,o que pode estar fazendo comsumir 10 km/l. Seria normal ?
    lopesjim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. olá... corrigindo destinatario...

    eu na verdade, me refiro ao Cartilho e não Claudionor.

    obg

    ResponderExcluir
  33. Olá Castilho, como vai? Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa do blog, achei por acaso e acho que vou dar início por aqui pra resolver o problema do meu carro, eu estou em SBC mas gostaria de adiantar o caso antes de levar o carro até vocês. Bom, tenho um Escort XR-3 ano 94, apesar de o seu normal ser uma média de 8 a 9km por litro, ele tá fazendo menos de 5km, já levei pra verificar os bicos e foi trocado um punhado de coisas, inclusive a bomba de combustível, ele também está fraco, principalemente quando frio, parecendo carro à alcool, e o conta giros oscila entre 10 e 7,5, o mecânico que mexeu disse que esse carro apesar de ter bicos de injeção é carburado e por isso não tinha como medir eletronicamente, como eu só entendo de computadores pessoais, não discuti (rs). Baseado nessas informações pode me garantir que tem como resolver esse problema pra que eu pare de jogar meu dinheiro pelo escapamento? Outra coisinha básica que preciso saber: como é a forma de pagamento que a Akikar trabalha. É isso Castilho, assim que me responder, dependendo da sua resposta, ligo ai pra marcar um dia pra levar o carro, abraço.

    ResponderExcluir
  34. Possuo uma Parati 1.8MI, modelo 97, a gasolina.

    Após muitas idas a vários mecânicos, por apresentar falhas na acelereção, elevado consumo acabei por trocar sonda lambda, censor da borboleta e reparo da bomba de combustível. Após um mês o carro voltava a ter os mesmos problemas. Com já estava com 213000km, resolvi fazer o motor todo, pois já apresentava queima de óleo.
    Para minha surpresa, um mês depois de feito o motor os problemas voltaram todos. O motor pega na primeira, fica sempre acelerado, falha na aceleração e esta consumindo cerca 6km/l.

    Não sei mais o que fazer.

    Alguém poderia me dar uma luz?

    Obrigado.
    César.

    ResponderExcluir
  35. Claudio Roberto5/05/2009 9:25 AM

    Olá Castilho, como vai? Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa do blog.
    tenho um fiat uno ano 99, sempre acende a luz da injeção eletrônica principalmente quando estou viajando, acende constantemente. e também apresenta um problema exatamente na marcha lenta, ou seja a aceleração fica normal e acelera bastante as vezes (principalmente quando o carro fica com 1\4 de gasolina no tanque de combustível). E onde moro (Maracás interior da Bahia) não tem profissionais aptos para resolver este problema. no entanto venho encarecidamente solicitar uma ajuda sua.

    ResponderExcluir
  36. Luiz Michel,

    Beleza, seja bem vindo a profissão (cuidado para não ficar louco, rs). Relaxa, não é por ai, a sua analise esta concentrada em itens menos importantes. Quais são os sintomas do carro, falha, gasta? O que o cliente esta reclamando? O que você realmente tem que consertar? Uma dica ai diante do que você escreveu é verificar pressão e vazão de bomba, filtro de ar, tomadas de vácuo entupidas e carbonização do motor, estes motores sofrem muito com borra no óleo e entopem as tomadas de vácuo e ventilação do motor, provocando alterações do tipo que você comentou. Boa sorte! Conte comigo.

    ResponderExcluir
  37. Antonio de Fortaleza,

    Fala ai xará! Ao que parece o seu Corola ainda não esta redondinho, tem que dar uma ajustadinha. Se realmente o parafuso da borboleta foi mexido e não há falhas em nenhum sensor e atuador, terá que acertar este parafuso para trazer a marcha lenta ao normal, 900 à 1000 rpm. Se verificar com o scanner verá que fica variando. Se o ponto de ignição e sincronismo entre polias esta correto, tente ir regulando até achar a posição original, mas lembre-se de verificar se não há sensores ou atuadores com defeitos. Importante também é verificar a vazão e pressão da bomba de combustível, alem dos filtros de ar e combustível.

    Quando você liga o ar condicionado é normal cair um pouco e em seguida voltar a + ou - 900 rpm. Quando liga a ventoinha também ocorre uma queda, já viu?

    Quando você liga o motor, é normal ir a 1200 rpm e cair para + ou - 900 rpm.

    Um abraço a todas as cearences do Brasil!

    ResponderExcluir
  38. Kledson,

    Uno com variação na marcha lenta, tem que começar verificando entradas de ar falsa, sensor MAP e sensor de posição de borboleta. Deve-se verificar as ligações do Canister e a vazão e pressão do combustível.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  39. Claudio,

    Seu ford Escort XR3 é equipado com a temida, pelos mecânicos, (incluindo eu), injeção Bosch Le-Jetronic, embora seja uma das mais confiáveis do mundo. É uma injeção analógica, o que não facilita o diagnóstico, pois não permite o uso do scanner como as injeções digitais. Eu digo que é temida por que os clientes com problemas nesse tipo de injeção não querem entender a complexidade de um diagnóstico nesse sitema.

    É complexo por que será necessário o uso de um multímetro para medir sinal por sinal e comparar com tabelas, para verificar o funcionamento de cada atuador e sensor. Em alguns casos somente o osciloscópio poderá resolver. A análise dos gases de escapamento também será necessário. Lembre-se é um sistema analógico, quanto mais dados tiver para relacionar, mais preciso será o diagnósticos.

    Além disso, não podemos esquecer, em nenhum caso, de avaliar o motor.

    Um abraço,

    (na Akikar aceitamos Cartão Visa e Master (e suas variações), além de dinheiro, rs. Não aceitamos cheque)

    ResponderExcluir
  40. Cesar,

    Você verificou pressão e vazão da bomba e os códigos de defeitos na memória?

    Você já verificou escapamento e principalmente catalizador?

    Mande mais detalhes...

    ResponderExcluir
  41. Claudio Roberto,

    Seu Uno pode ter alguma anomalia no sitema do Canister. Você já "scaneou" para ver quais códigos aparecem na memória?

    Procure por entradas de ar falso e defeitos (você não falou o modelo do Uno, mas...), defeitos no sensor de posição de borboleta e MAP.

    Procure direito pois tem muitos mecânicos "arretados" super capazes, "meu rei", você vai ver ver como seu Uno vai ficar "massa".

    Um abraço pra "bahinada" do Brasil.

    ResponderExcluir
  42. juarez silva5/13/2009 8:43 AM

    Caro Castilho.

    Tenho celta (2002) motor OHC comprei num Leilão o mesmo naum tinha modulo e comprei um módulo e coloquei porém o Carro está muito Acelerado e pior já fiz a limpeza de bicos/ tbi/ filtro e tudo que tem direito, troquei o sensor de borboleta e nada. Todos que levei até agora condena uma peça mas naum resolvem o problema, ele está consumindo muita gasosa e está muito acelerado até mesmo parado no sinal (farol). O que poderia ser esse defeito??? pode me ajudar pelo menos. um abraço

    João Silva

    ResponderExcluir
  43. Castilho bom dia!
    tenho um polo 1.6 2003 e de 1 mês para cá percebo falhas (picotes) no desenvolvimento da aceleração quando em baixa rotação. Situações que eu percebia anteriormente que o motor buscava compensação (baixa velocidade em 3º ou 4º marcha) e não falhava, passou a a falhar. Também na saída de 1º e sequencia da 2º. Enfim, tem picote na aceleração. Em alta rotação (>2500 giros) isso não acontece. Pode ser uma simples limpeza de bicos? Algum ajuste? Filtro de Combustível? Abraço!

    ResponderExcluir
  44. tenho um uno 1998 SX,quando estava viajando a bateria do carro arriou e nao pegou mais e depois acendeu a luz da injeçao eletronica e ate agora ninguem conseguiu apagar,o carro de manha qundo liga fica falhando e tremendo ate apagar,mas depois q esquenta para de falhar oq é q pode ser? no scaner nao consta nenhuma falha

    ResponderExcluir
  45. Castilho,

    Tenho um Vectra CD 1999 2.2 16v e de uma hora para outra o carro ficou acelerado, mesmo esfriando quando ligo o carro fica acelerado e aumenta a temperatura rápido, e quando eu passo para o gás natural ele morre, mesmo acelerando.

    ResponderExcluir
  46. Volmar Palma5/16/2009 9:47 PM

    PARABENS PELO SEU BLOG CASTILHO.
    Sou GAÚCHO e gosto de gente séria. Falar sempre a verdade é muito bom. Voce pelo que vejo é desse tipo. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  47. volmar palma5/16/2009 9:56 PM

    Tenho um COROLLA 1.8 XEI ano 1999/2000, cambio manual. Estou notando um GRILAR no cilindro auxiliar embreagem, quando piso no pedal pára de grilar. Será e só sangrar como se faz nos freios ou tem que lubrificar ? Como fazer para lubrificar? CASTILHO, vê se me dá uma luz. Ok Obrigado. Aí vai meu e-mail (sgtpalma@yahoo.com.br ) ou (volmar-palma@brigadamilitar.rs.gov.br)

    ResponderExcluir
  48. Ola amigo, tenho um fiat uno ie 1996, cara esse carro quando esquenta fica morendo quando paro no semaforo ou quando coloco no neutro,o que pode ser.

    ResponderExcluir
  49. Olha Castilho,

    Obrigado por esponder.

    Sou o cara da Parati 1.8, que fez o motor.
    Em uma das passadas no mecanico observei que no computador dele que não acusa erro algum. Quanto ao escapamento eu também cheguei a suspeitar. Embora eu nunca o tenha trocado, ele não apresenta furo algum. E catalizador eu já removi em 2003 e nunca mais coloquei outro. Será que o problema pode estar na substituição do escapamento e recolocação do catalizador? Como vou saber sobre o escapamanto?

    Obrigado.
    César

    ResponderExcluir
  50. Olá
    Meu carro é um fiat uno 1998 com injeção eletrônica. De um tempo para cá ele vive acelerado demais, em segunda marcha ele praticamente acelera sem precisar pisar no pedal. O mecânico trocou o motor de passo e disse que mandou o módulo para revisão. ele melhora e depois volta o problema. O que fazer.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  51. e ae castilho blz...

    bom sobre os sintomas do celta saumos seguintes....

    um deles o vhc era so uma revisão...e indicou isso no scanner...tempo de injeção baixo...

    o outro celta é o 2001...o problema dele e que naum ta se desenvolvendo mto bem...ruim pra pegar de manha..tempo de injeção baixo...e sonda quase travando....ta trabalndo entre 400 e 600 naum passa e naum baixa disso..

    mais vou fazer esses teste que vc falou...

    aproveitando o embalo....o interruptor do freio do fox e no pedal neh???

    ResponderExcluir
  52. OI Castilho, sou o dono d suzuki com motor ap 1.8. Sim é um ap 1.8. O esapamento parece ser normal a partir do inicio, a sonda lambda está instalada logo apos o engate que conecta o multiple ao cano. Apos ele faz um curva (saida original pela esquerda, se conecta com o catalizador que parece ser o orginal suzuki e depois o silencioso que tambem parece ser o original suzuki e que está em estado muito ruim.

    ResponderExcluir
  53. olá tenho um santana 1.8 2002 e ele fica na marcha lenta tremendo como se estivesse funcionando em 3 pistoes. ja troquei velas, cabos de velas, rotor, tampa do rotor, atuador da marcha lenta, troquei 2 bicos pois estava vazando, filtro de combustivel, de ar, junta da tampa de valvula, sensor de temperatura da injeção, fiz limpeza no motor de passo, fiz medição na bamba de combustivel de 3,2, medi a pressão dos cilindros e tava tudo certo. fiz limpeza dos bicos, troque a bateria, cabo terra. e ainda esta falhando (tremendo) e a lenta fica ocilando. o que pode ser isso... será que a sonda lambda?? será que pode ser o catalizador?? ja gastei um monte passando escaner e trocando peças originais me ajude por favor. desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  54. Prezadíssimo Castilho, Antonio de Fortaleza novamente (corolla 2001 xei 1.8 16v)obrigado pela atenção e o abraço aos cearenses...valeu.

    Bem, quanto ao carro veja só...

    1 - descobri que o carro estava com angulação de ponto em 0 garus, ou seja, morto.

    2 - Coloquei na toyota e eles trouxeram para 7,5 graus. (regulando o ponto/ posição do distribuidor e verificando com o luz piscante.

    3 - Levei a uma oficina de injeção, a qual fez nova limpeza do corpo borboleta (inclusive do atuador de marcha lenta)

    Resultados;

    O carro compensa o acionamento de A/C, ou seja, quando ligo o ar o RPM sobe parea depois cair um pouquinho (fica aí entre 950 980).

    sem o ar fica em torno de 850 e as vezes da uma leve oscilada para baixo pouquinho mas o sufuciente para o carro vibrar de leve e me deixar com a "pulga atrás da orelha.".

    Pela manhã chega acho bonito. o RPM vai para cima e fica compensando até chegar a 850 após que já circulei um pouco, ou seja é um funcionamento bem legal. porém o item 2 me incomodo então:

    4 - Levei na Toyota novamente e pedir para adiantar mais ainda o ponto. Estou com a angulação em 10 graus.

    Duvidas.

    - Pela manhã tá legal como comentei.
    - Com ar não me incomoda muito pois fica segurando ali entre 950 e 990 sem grandes vibrações no carro.

    - Sem o ar com temperatura de trabalho normal fica em marcha lenta em 850-900 e as vezes da uma quedinha bem de leve ocorrendo certa vibração do carro.

    - O que já fiz por esse carro: troca de velas, Descarbonização mecãnica (abrindo carter e tampa de válvulas). Troca de correia e rolamento esticador, duas trocas de óleo e filtro(óleo semi 10w40- mobil super S plus). troca de filtro de combustível, filtro de ar, limpeza do corpo borboleta e atuador de Marcha lenta. Troca de óleos de freio e limpeza e troca de óleo do sistema de embreagem (o carro é manual), ajuste do tempo na toyota(distribuidor),limpeza do sistema de arrefecimento com três sangrias em intervalos longos (1 um mês depois a 2 e uma semana depois 3 com colocação de aditivo etileno glicol, Troca de duas buchas de sapata (estavam batendo).

    O que noto - Dentro do Bojo do escapamento parece ter sujeira de ferrugem da parede interna.

    Bem o que me incomoda e essa pequena variação na marcha lenta, parece que o atuador foi recuperado, porém algo ainda faz ela fica bem de leve inregular, levando o carro a vibar quando em ponto morto.

    O que mais posso verificar ???? Vazão da bomba combustível, bicos, cabos de velas, escapamento incluindo catalisador e sonda lambda???

    Se a limpeza do atuador não resolveu 100%...Aqui em Fortaleza um atuador de ML novo custa 1260 reais, existe outra saída? è o corpo borboleta por inteiro que tem de ser trocado?

    Não vou mentir estou decepicionado com o carro que tanto me falaram bem...pode ser alguma besteira, mas tá incomodando....

    Há...já passei escaner e não acusou nem um erro, nada de código de erros, na verdade já passei duas vezes e nada.

    Desculpe a longa conversa e obrigado, novamente parabén pelo seu site... tudo de bom.

    Antonio.

    ResponderExcluir
  55. Olá Gemilson

    Por que a bateria do Uno arriou? Alternador? Já esta consertado? Se a luz da injeção esta acesa tem que aparecer alguma indicação de anomalia no "scanner". O combustível é bom?

    ResponderExcluir
  56. Cristiano, seu Vectra esta "esquentando rápido", mas é o motor, você verificou, foi lá e viu que a água esta "querendo ferver", tem muita pressão nas mangueiras de água, ou é só o marcador do painel que indica aquecimento rapido?

    Você precisa verificar isso rapidamente, para evitar maiores danos ao motor.

    Castilho

    ResponderExcluir
  57. Olá Volmar, valeu ai!

    Meu, se você pisa na embreagem de seu Corola e o barulho para, o problema é dentro do câmbio, pode ser algum rolamento.

    Não esqueça de verificar o óleo desse câmbio.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  58. Fiat Uno morrendo quando para no farol, pode ser muitas coisas, esse diagnóstico tem que começar com o scanner, verificação do sensor da posição de borboleta e atuador da marcha lenta (motor de passo).

    Faz o seguinte, anonimo dono de um Uno que morre, desliga o sensor da posição de borboleta e dá uma volta, ve se para de morrer. Depois volta ai pra eu ver se eu posso ajudar em mais alguma coisa.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  59. Cesar,

    Sua VW Parati pode estar com defeito no sistema de ignição, cabos, velas e bobina. Já verificou?

    Castilho

    ResponderExcluir
  60. Olá Eduardo,

    O seu VW Polo pode estar com defeito em cabos de velas ou na bobina de ignição. Eu começaria a trabalhar por ai.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  61. O Suzuki esta com motor VOLKSWAGEM AP 1.8 e escapamento de Susuki, foi isso que eu disse, o escapamento tem que ser compatível com o motor. Comece por ai, se não você nunca conseguira resolver essa adaptação. Procure uma casa de escapamentos especializada, desta que sabem o que estão fazendo e dimensionam escapamentos.

    Depois disso ainda vão sobrar outros ajustes, com certeza, mas se o escapamento não estiver compatível, esqueça.

    ResponderExcluir
  62. olá castilho ,só vc pra me ajudar , tenho um fiat uno esmart ano 200-2001 q tem problema na luz de injeção , fica constantimente acessa,já levei varias vezes na auto eletrica mais não foi descoberto nada, o rapaz colocou o aparelho com o computador e nada estava anormau segundo ele. o problema é q eu ando 20 quilomentros até a oficina e quando chego lá o carro talves esquenta e para de aparecer o problema, mais assim q saio do local volta tudo de novo testei varios postos de gasolina para ver se o problema era gasolina mais não era, o que será me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  63. e ae castilho blz....

    bom lah vem os problemas ^^

    to fazendo a troka de aneis do ford mondeo 96 2.0 16v...eu jah abri o motor...mais naum axei a marco do ponto nos comandos de valvulas...a marca fika na parte de tras dos comandos ou em outra parte...outra coisa e que desliguei a bateria dele e depois que me lembrei que podeira dar algum problema no funcionar...c axa que pode???

    outra coisa c tem um e-mail ou msn pra gente c fala com mais facilidade???

    desde de jah agradeço...

    abrass

    ResponderExcluir
  64. Francisco Bezerra5/26/2009 12:56 PM

    Ola amigo estou com um uno mille fire 2003 4 portas(ar ,trava e alarme), veja bem ele esta consumindo muito percebi isto nestes dias, achei que era o marcador de combustivel mandei trocar, fiz revisão troquei oleo, filtros de ar, oleo e combustivel, velas(ñ são NGK)e ate limpeza de bico, e por fim troquei a sonda lambda, porem ainda ta consumindo muito ta uma media de 11km na estrada mista e 9 a 10km na cidade.Detalhe o mecanico olhou ele naquele aparelho parecido com um computador e disse que ta tudo ok, com o carro.Quanto deve ser a media deste carro, para este ano?O que vc me diz?Ainda tem jeito?Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  65. Ola Castilho,

    Sobre a Parati 1.8 que falha e gasta muito.
    Na semana passada eu mesmo resolvi limpar a sonda Lambda, porque tudo que o mecânico faz é essa limpeza. Com muita calma despluguei o cabo da sonda, tirei do escapamento e quando fui recolocá-la de volta notei que no plug que ficou no carro havia um "fio quebrado". Achei até que eu poderia ter quebrado o fio na remoção da sonda.
    Fiz uma emenda e religuei tudo. Desse dia em diante o carro que vinha fazendo 6km/litro passou a fazer 12,5Km/litro. Não estou acreditando até agora, que esse carro passou por três oficinas e ninguem percebeu isso.... Um deles "especialista em "ingeção eletrônica"
    Noto ainda que o carro anda em tranquinhos bem suaves "ainda falha" mas o consumo esta normal.
    Assim que possível vou trocar a plug todo "macho e fémia" desse chicote.

    Obrigado
    César.

    ResponderExcluir
  66. Oi Gilson, você tem que pelo menos tentar saber qual código de falha esta causando o ascendimento da luz de injeção de seu Uno. Provavelmente aparecera algum código de sonda lambda. Neste caso tem que checar todo o sistema de injeção e ignição antes de substituir.

    Quando a luz ascende o motor falha, gasta mais ou muda o rendimento?

    Castilho

    ResponderExcluir
  67. Luiz Michel, no mondeo com motor Zetec, eu uso o relógio comparador para "achar" o ponto morto superior do cilindro número 1 e para "enquadrar" os comandos eu uso uma regua, que encaixa nos comandos "na parte de trás". Não há marcas, ou pelo menos não lembro de nenhuma. Muito cuidado pois se você não estiver travando o virabrequim ao montar a correia dentada vai acabar saindo de ponto e você terá um grande prejuizo. Antes de por pra funcionar o motor, vire várias vezes com a mão e confirme o sincronismo, se estiver com dúvida chame um mecânico experiente para ajudar, mesmo que você tenha que pagá-lo, pode acreditar será, ainda que pareça caro, muito mais barato do que errar.

    Ao desligar a bateria, no caso do Mondeo não haverá maiores problemas, após uns 60 a 80 Km rodando, a unidade de comando da injeção, já terá todos os parametros para funcionar normalmente.

    Sua preocupação esta correta, pois há carros que quando você desliga a bateria é um Deus nos acuda. Tome sempre cuidado com acessórios, como rádios e alarmes que podem desconfigurar e ai só com os "codes" ou com "scanner" muito especializados.

    O meu Msn é castilhomec@terra.com.br, mas embora eu fique conectado a Internet o tempo todo, dificilmente eu tenho tempo para o Msn. Antecipadamente já peço desculpas se você chamar várias vezes e eu não atender. É porque fica ligado mais eu não estou por perto. Boa sorte no trabalho.

    Castilho

    ResponderExcluir
  68. Francisco Bezerra, seu Uno não esta ruim não, poderia ser um pouquinho melhor...

    Você usa gasolina da melhora qualidade? Isso influencia muito no consumo.

    Castilho

    ResponderExcluir
  69. Oi Cesar,

    Putz! um simples fio complicando sua vida. Estou muito feliz por você ter resolvido o problema de sua Partai.

    E agradeço por compartilhar comigo e com as pessoas que leem o www.akikar.blogspot.com. Pode ter certeza que essa sua informação vai, uma hora ou outra, ajudar alguém.

    Valeu! Cezar.

    Castilho

    ResponderExcluir
  70. Olá. Tenho uma parati ano 2002 1.0 e recentemente começou a falhar e morrer diversas vezes, mas na ultima semana, o carro começou a perder a força do acelerador, e não sai do lugar. Alguns me dizem que pode ser problema do sensor, com este tipo de "Sintomas" o que pode ser. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  71. Cristiano Farias5/29/2009 9:49 PM

    Castilho Tudo bem,
    Meu carro um Kadett 92 SL ao ligar o carro pega normalmente, mas depois que paro o carro na garagem para pegar no outro dia ela não pega mais, o carro tem bateria nova e fica preste a virar o motor e não vira. Tenho ele a 2 anos e nunca fiz limpeza de bico, me falaram que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  72. Castilho q vc acha que devo fazer para melhorar entao?Pois ja vi muita gente dizer q faz 15 a 16 com o uno fire!!!!Me ajuda ai!

    ResponderExcluir
  73. castilho meu uno esmart 2000 2001 fica com a luz de injeção sempre acessa, quando isso ocorre o carro passa a ficar acelerado em alta rotação.

    ResponderExcluir
  74. olá tenho um santana 1.8 2002 e ele fica na marcha lenta tremendo. ja troquei velas, cabos de velas, rotor, tampa do rotor, atuador da marcha lenta, troquei 2 bicos pois estava vazando, filtro de combustivel, de ar, junta da tampa de valvula, sensor de temperatura da injeção, fiz limpeza no motor de passo, fiz medição na bamba de combustivel de 3,2, medi a pressão dos cilindros e tava tudo certo. fiz limpeza dos bicos, troque a bateria, cabo terra, valvula departida a frio, sonda lambda e retirei a bomda de combustivel pra ver o chicote eletrico e esta tudo ok. mas.. ainda esta falhando (tremendo) e a lenta fica ocilando. o que pode ser isso... será que pode ser o catalizador?? ja gastei um monte passando escaner e trocando peças originais me ajude por favor. desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  75. Boa Tarde castilho.
    Tenho um uno millhe ex smart 2000/2000....
    Desde que adiquiri ele vem apresentando algumas falhas: Apaga constantemente quando esta frio, mesmo em neutro ou debreiado. Quando se da partida ele eleva a aceleração e na troca de marcha principalmente até a terceira marcha, ele fica como se eu tivesse acelerando e pisando na embreagem ao mesmo tempo,(isso é claro não esta sendo feito). Outro problema e que quando troca de marcha e piso no acelerado há uma pequena demora na resposta da aceleração.
    Desculpe por tantas perguntas, mas como vi que vc é um ecelente profissicional gostaria de ter um diaginostico antes de procurar uma oficina por aqui.

    ResponderExcluir
  76. Boa Tarde Castilho.
    Tenho um uno Mille ex smart 2000/2000....
    Desde que comprei, ele vem apresentando algumas falhas: Apaga constantemente quando esta frio, mesmo em neutro ou pisado na embreagem. Quando se da partida ele eleva a aceleração e na troca de marcha principalmente até a terceira marcha, ele fica como se eu tivesse acelerando e pisando na embreagem ao mesmo tempo, (isso é claro não esta sendo feito). Outro problema e que quando troca de marcha e piso no acelerado há uma pequena demora na resposta da aceleração.
    Desculpe por tantas perguntas, mas como vi que vc é um excelente profissional gostaria de ter um diagnóstico antes de procurar uma oficina por aqui.

    ResponderExcluir
  77. amigo tenho um gol g4 2008 . ele estava com um barulho tipo um assovio ai trokei a embreagem e continua o barulho e olha que colokei uma original dele .... o que poderia ser ... as vezes acho que seja a correia do alternador sera que poderia ser a correia do alterndo amigo ... queria tanto solucionar esse problema e um barulho chato !!!!!detalhe quando piso na embreagem o barulho para .... mas lembrando que trokei a embreagem nao tem nem 6 meses que a trokei ....

    ResponderExcluir
  78. e ae castilho blz...

    bom so uma duvida aki...

    eu fiz a limpeza dos bicos do santana 1.8 2001

    trokei velas cabos rotor e tampa...o carro fiko bom..mais com uma oscilação na marcha lenta

    mas indico no scanner "VALVULA ATUADORA DA BORBOLETA"

    essa ai naum e pra ser o sensor de poçisão da borboleta...

    e a sonda demora mto pra oscila.. trabalho normal e fika caindo e subindo certo...

    ela cai e demora mto pra subi,..ai qndo sobe demora mto pra cai....seria defeito na sonda??

    abrass

    ResponderExcluir
  79. Boa Tarde
    Tenho um gol bola ano 96 motor cht 1.0 e retifiquei a mais ou menos 6 meses como 1.6. Precisei retirar a bateria e dai em diante a marcha lenta começou a oscilar demais. Levei ao mecanico e mecheu na pressão da bomba de combustivel. Parou de oscilar, porem ficou muito acelerado. Não satisfeito, o levei em outra oficina mecanica e foi trocado o sensor de posição da borboleta e um sensor de temperatura que vai proximo ao cabeçote. A marcha lenta melhorou, mas agora parece que perdeu a potencia, pois quando o acelero ele afoga e não responde à aceleração. E, detalhe: o consumo aumentou demais, sendo que quando saiu da retifica, o consumo era muito baixo e tinha muita força. O mecanico mexeu também nas valvulas.
    E agora: qual será o problema? Por favor, me dê a sua opinião pois perdi a confiança e, todos os mecanicos pois nenhum deles deixeu meu carro do jeito que era antes.

    ResponderExcluir
  80. Olá, fiquei impressionado com sua franqueza, gostaria de saber em que cidade você trabalha, pois preciso de uma offcina como esta para meu Fiat uno, pois já estou cansado de leva tombo de mecânico fajutos, até mesmo na oficina Fiat, já faz 15 anos que estou com este uno, e pretendo fazer algumas modificações, como instalar uns instrumentos, hallmeter, conta giro, manômetros, ser for possível umas dicas agradeceria, Francisco.

    ResponderExcluir
  81. Castilho.
    Tenho um Ford Ka 98, estou atrás de alguém que possa me dar uma ¨luz¨, toda vez que eu coloco o pé na embreagem ele acende a luz da bateria e quer apagar isso acontece quando estou reduzindo o carro, já troquei a bateria, velas, fiz limpeza e regulagem e nada parece que melhora uma semana depois e tudo novamente.Será que vc poderia me ajudar ??
    Obrigado
    Cátia

    ResponderExcluir
  82. Fala Castilho, beleza? Bem diferenciada essa sua oficina hein? Você blogando, respondendo todas as dúvidas, demonstrando seu conhecimento. Parabéns. Um amigo meu passou na sua oficina e, apesar de ser de Guarulhos, pretendo levar meu carro pra você.

    Seguinte, tenho uma Montana 2004/2005 1.8, que tem dois problemas: depois que eu ligo o ar-condicionado e desligo, a rotação do motor sobe muito, ficando em mais de 2000rpm por alguns minutos depois volta ao normal. E o carro, quando abastecido com álcool, funciona normal. Mas se eu por gasolina, falha MUITO. Ja experimentei até Pódium, e continua falhando. O que pode ser?

    Abraço!
    Eric

    ResponderExcluir
  83. Castilho,
    Parabéns pelo Blog, pela sua competência não preciso nem falar, pois já está demonstrada nesta página.
    Quero ouvir sua opinião, tenho um gol bola 1.0 16v Mi 98, ele estava com um problema todas as manhãs era uma briga para manter o carro ligado e só depois de várias tentativas eu conseguia. Bom levei até a oficina me condenaram o corpo de borboleta, comprei um novo, mas ainda não foi o suficiente. Passou pelo scan e caiu na compressão do motor, conclusão retífica. Agora ele está bom faz 12 l/km pega na primeira mas a lenta está oscilando muito e quando desligo o carro e ligo novamente ele não segura e apaga. Já fizemos várias ajustes básicos da injeção, mas parece que não mantem estas. Enfim, devolvi para o mecânico e agora ele disse que iria testar o módulo. Pegunto não pode ser apenas um regulagem ou sensor, algo simples ao invés do módulo?
    Obrigado pelo seu apoio.

    Edemilson

    ResponderExcluir
  84. Esse blog é muito util eu gostei muito!!Eu tenho uma fiat uno sx 98 quando piso no freio,as vezes o carro morre,e o carro tbm fik oscilando muito!Oque vc acha que pode ser?Será que poderia me ajudar?Desde já muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  85. OLÁ CASTILHO, PARABÉNS PELA INICIATIVA, POR FAVOR ME DAR UMA FORÇA TENHO UM FORD KA 2000 A GAS. E ULTIMAMENTE ELE ESTÁ DEMORANDO UM POUCO NA PARTIDA E O CONSUMO TAMBÉM AUMENTOU, JÁ TROQUEI O FILTRO DE AR, VOU TROCAR O DE COMBUSTIVEL E AS VELAS POIS ME FALARAM QUE COMO A KM ESTÁ JÁ EM 75000 DEVE SER TROCADA,ELE NÃO ESTÁ FALHANDO E A MARCHA LENTA TÁ NORMAL E DIZEM QUE LIMPEZA DE BICO É A MAIOR FURADA QUE NÃO RESOLVE, O QUE POSSO FAZER A MAIS PARA MELHORAR?
    DESDE JÁ AGRADEÇO..

    ResponderExcluir
  86. Bom dia castilho gostaria de tirar um duvida tenho um omega 2.0 quando estou em alto giro a luz da injeção acende ai a luz dos painel fim bem mais forte e a correia como a canta so para quando eu coloco em ponto morto.

    O que sera isto?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  87. Olá, preciso de uma opinião. Estou super preocupada, faz exatamente 4 dias que comprei o meu primeiro carro, é um celta flex 06. Andei com ele no dia de comprar, vi q uma luz do painel acendia e comentei com o cara da concessionária, e ele disse q ia trocar o óleo e ficaria beleza. Eu sem entender, confiei. Agora usando ele notei q ao reduzir a marcha (da 4 p/ 3 e da 3 p/ 4) o carro ameaça a morre e a luz da injeção eletrônica acende (assim como fez no dia q fui comprar, ou seja o problema nao estava com o óleo q ele trocou)
    Se não acelero bem o carro morre...quando não morre a luz da temperatura tbm dá umas piscadas junto com a da injeção eletrônica.
    Estou preocupada, não entendo nada de carro, mas sei q não está normal. Quando comprei eles disseram q trocaram a correia dentada, limpeza de bico e troca de óleo. Vou lá reclamar, mas quero ter uma noção do que pode ser para eles não me enrolarem....tenho garantia de apenas 3 meses. Agradeço se me ajudar...e o blog é mto útil mesmo!

    ResponderExcluir
  88. desculpa, um erro: reduzir a marcha da 4 pra 3 e da 3 pra 2!

    ResponderExcluir
  89. Olá, tenho uma fiat uno 94, há algum tempo começou aparecer alguns problemas tal como: Acende a luz da injeção, acelera e morre, em algumas vezes não pega, só se eu desligar a bateria e ligar. passa algun tempo ocorre tudo de novo. Ja levei em alguns eletricistas mais ninguem resolveu, me fizeram comprar peças que não tinha nada haver. O ultimo passou o skaner e me disse ser a SONDA ,., poder ser ???? mui grato pela sua atenção !!!

    ResponderExcluir
  90. Bom dia Castilho? Achei seu blog por acaso e gostei muito, parabéns!!
    Tenho um corsa 1.0 ano 95 ( PRIMEIRO CARRO)e eu gostaria de saber o por que ele não responde imediatamente quando piso no acelerador, fica engasgango, morre e esta consumo bastante combustivel,o sensor da marcha lenta estava danificado e ja o troquei mas o problema continua. O que sera que esta causando este problema? Desde já agradeço sua colaboração e para béns mais uma vez pelo BLOG QUE É MUITO ÚTIL

    ResponderExcluir
  91. Olá, bom dia.
    Tenho um gol 95 cht um bico de injeção e o parafuso batente do eixo da borboleta foi mexido. qual a altura de fábrica? Podem me ajudar? Onde posso encontrar a altura correta?

    ResponderExcluir
  92. Prezado Castilho
    Tenho um Omega ano 96 motor 4.1 cambio mecanico, que esta gastando 1 lt de gasolina a cada 3,5 a 3,8 km na cidade. O que verifiquei por ai e que a media boa e de 5 a 5,5 km por litro. Gostaria de sua opiniao, visto que ja tomei as seguintes providencias:
    1-troca dos cabos de vela, da bobina, do filtro de ar, do oleo do motor, do sensor de temperatura.
    2- Limpeza dos bicos injetores, do TBI, do corpo da borboleta, descarbonizacao da sonda lambda.
    Obs: Nao uso o ar condicionado, ando com o pe leve no acelerador e uso gasolina aditivada.
    Agradeco se puder dar uma dica para resolver o problema do consumo excessivo.

    ResponderExcluir
  93. Boa Tarde!

    Estou com um problema no meu Celta vhc 1.0 03/04
    Preciso de uma ajuda. Está com uma vibração enorme interna quando o carro entra em marcha lenta, já regulei tudo limpeza de bico, suporte do motor, coxim, tirei até o cano de escape e não fucionou...
    O que mais pode ser? Desde já agradeço...
    Altevir - Cascavel - Paraná

    ResponderExcluir
  94. Tenho um Peugeot 205, e meu carro estava com o mesmo problema do Claudionor - às vezes acelerava sozinho; e começou a "morrer" quando tinha que dar a primeira e sair, a menos que se acelerasse lá no fundo.

    O problema era o potenciômetro.

    Renato

    ResponderExcluir
  95. Ola , tudo bem Castilho.
    Tenho uma fiat uno 95/96 gasolina/gnv motor 1.0 ep injecao eletronica. Ontem esta indo para casa passei num pardal, reduzi a velocidade para 60km acelerei o carro novamente e ele engasgou , mais a frente ele engasgou e morrei eu estava a uns 60km passei rapidamente para gasolina, apertei a embreagem e soltei ele pegou continuei na gasolina, mais ai mais a frente quando eu puxei mais pelo carro ele engasgou tambem na gasolina.
    O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  96. Ola , tudo bem Castilho.
    Tenho uma fiat uno 95/96 gasolina/gnv motor 1.0 ep injecao eletronica. Ontem esta indo para casa passei num pardal, reduzi a velocidade para 60km acelerei o carro novamente e ele engasgou , mais a frente ele engasgou e morrei eu estava a uns 60km passei rapidamente para gasolina, apertei a embreagem e soltei ele pegou continuei na gasolina, mais ai mais a frente quando eu puxei mais pelo carro ele engasgou tambem na gasolina.
    O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  97. beleza seu blog... amigo tenho uma parati bola ano 97 AP 1.8 QUE SIMPLESMENTE não joga mais centelhas nas velas eu já troquei a bobina mais infelismente não resolveu.a turma disse que seria a UC.Castilho realmente é uma possibilidade de ser a UC? obs:a alimentação da bobina esta normal chega corrente na mesma.desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  98. Olá, bom dia.
    Tenho um gol 95 cht um bico de injeção e o parafuso batente do eixo da borboleta foi mexido. qual a altura de fábrica? Podem me ajudar? Onde posso encontrar a altura correta?

    ResponderExcluir
  99. Amigo é o seguinte, meu carro é um uno EX ano 2000 completo, ele ta acelerado p caramba e a luiz da injeção esta acesa no painel direto!!! qual será o problema do meu carro?

    ResponderExcluir
  100. Boa Tarde, tenho um peugeot 205 abo 94. Fiz vários consertos nele nos últimos meses, mas ele continua com alguns problemas. Será que vc pode me ajudar. O problema é o seguinte, quando o carro começa a esquentar ele começa a oscilar. Já troquei a sonda lambda para resolver este problema mas não adiantou. Alem disso, ele passou a consumir muito combustivel e o motor esta muito fraco. Levei até um mecanico que me disse que eu deveria troca o corpo completo de posição da borboleta. Será que isto vai ajudar? O que esta peça faz no carro.

    ResponderExcluir
  101. ola td bm tenho um gol ano 95 motor 1.0 cht o problema e tem hora q vou sair com o carro e ele comessa a engasgar e tem ves q to andando e ele tambem começa a engasgar e consumo dele ta muito alto ta de cerca de 6km por litro

    ResponderExcluir
  102. Olá tenho um Uno fire 2003 a gasolina então passei ele a flex, troquei as velas e ele me disse que limpou os bicos, e não trocou o filtro de combustível, coloquei um filtro esportivo monofluxo, e quando eu acelero ele da uns estouros quando eu piso muito rápido com o carro parado, esse problema pode ser devido ao filtro esportivo ou problemas na regulagem do Kit flex ???
    Sinto também que meu carro não tem o mesmo desempenho na pista em questão de economia quando instalei ele fez 8 kilometro com 1 litro de álcool na pista, depois fez 11 kilômetro na pista, hoje fiz a média novamente na cidade ele fez 8 por litro no álcool na cidade e fez 8 novamente na pista qual poderá ser o problema??

    ResponderExcluir
  103. ola Castilho!

    tocom umproblema no meu carro (é um corsa wind 1.0 ano 95 motor mpfi. cara o o motor ta filé ta fazendo media de 15km por litro na rodovia e 11 na cidade.. não sei nenhuma fumacinha se quer no escapamento até ai ta perfeito..
    mais tem um só probleminha ele ta acelerando sozinho abeixa e sobe arotacçao sozinho quando ando na lenta quando to andando acelredo ele fica normau.. o q pode ser??

    obrigado!!

    ResponderExcluir
  104. Tenho um santana 1.8 CLI 96, e estou com problema com a lenta dele, ele está normal derepente quando vou estacionar ou parar num cruzamento a rotação do motor sobe muito, as vezes pára depois de dar uma acelerada mais forte. outra coisa e que ás vezes eu tiro o pé do acelerador e ele pode tá pesado que continua andando normalmente. o que deve ser? será o motor de passo?

    ResponderExcluir
  105. Eai cera belezz??

    ai to com o mesmo problema do cara do corsa ai!!
    tenho um corsa ano 94/95 1.0 mpfi sem ar, o carro é tudo di bom é econômico, macio e confortavel! mais ta com esse probleminha ai de acelerar sozinho.. as vezes ele ta normau ai eu tenho q andar muito tempo de vagar no tansito tenho q ficar muito tempo em marcha lenta ai ele começa com este problema acelera e desacelera sozinho e da umas cortadas..

    o que pode ser em?

    ResponderExcluir
  106. Bom dia Castilho!

    eu comprei um corsa do mesmo ano desse ai levei para trocar o oleo e ele começou com um tec,tec no motor.. não perdeu potência nem fumaceia ta normau mais tem esse tec ,tec as vezes acho q é na parte de baixo mais um mecanico me dice q é os tuchos q calejarão de ficar parado na garagem..
    ele dice q como o motor ta bom eu posso continuar andando que não tem problema..
    o q vc acha tem como abrir o motor pra arrumar só isso se for o caso de ser os tuchos calejados??

    ResponderExcluir
  107. amigo tenho um gol g4 2006/07/07 . ele estava com um barulho tipo um assovio .... o que poderia ser ... as vezes acho que seja a correia do alternador sera que poderia ser a correia do alterndo amigo ... queria tanto solucionar esse problema e um barulho chato !!!!!detalhe quando piso na embreagem o barulho para

    ResponderExcluir
  108. ola castilho sou de cuiaba tenho um gol 95 1.0 8v monoponto,ele não esta segurando a lenta e quando eu passo dos 4 mil girus ele corta,e a bomba de gasolina quando o carro esta fincionando continua ligado oque fazer?

    ResponderExcluir
  109. Comprei um gol ano 2002 1.0, quando ligo pela manhã, e tento sair com o carro, ele engasga, dá uns estouros e para, isso até esquentar. De´pois funciona normal. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  110. Castilho, boa tarde!
    Tenho um Ford Mondeo GLX completo 1995 automático, que de vez em quando demora para pegar. Ora pega de primeira, ora o arranque gira umas cinco ou seis vezes e aí pega. O carro não falha nada, a marcha lenta está redondinha e não corta. A bomba elétrica faz aquele barulho quando giro o contato, mas ainda não medi sua pressão. Estou suspeitando do regulador de pressão. Posso estar certo? Que mais pode ser, uma vez que velas, cabos e bateria estão perfeitos?

    Antonio Araujo
    Ford Mondeo Clube

    ResponderExcluir
  111. Olá!!
    tenho um gol cli 1.8 96, as vezes quando ligo o carro e acelero ele demora a cair em marcha lenta, aí eu desligo e ligo de novo ele volta ao normal, o mecanico já passou o aparelho e dá tudo ok trocou tambem o sensor de temperatura e o motor de passo já coloquei outro módulo e as vezes ele apresenta o mesmo defeito.
    desde já muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  112. Ola,tudo bem>
    Sou o Márcio tenho um peugeot 205 XSI 1.4 Ano 95,esta em perfeito estado,mais tive um problema com o potênciometro,dai levei para um curiozo que mexeu ezatamento neste parafuso de regulagem,como faço para deixar do geito que era antes?e apenas trocar o potênciometro.

    ResponderExcluir
  113. boa tarde Castilho;
    sua iniciativa de criar este blog e o tempo dispensado para ouvir e ajudar, mostra o seu carater.parabens.Você é um vencedor.DEUS esteja contigo sempre.

    ResponderExcluir
  114. Bom dia!
    estou tendo muitos problemas com meu carro desde que meu irmão por ignorancia e curiosidade desmontou a parte do corpo da borboleta achando q era o carburador do carro já q o dele é carburado e ele naum tem noção de sistema de injeção. Como resultado meu carro teve que ser rebocado para o mecanico depois que ele não consegui fazer o carro ligar de novo e tentou ainda dar varios trancos nele. O mecanicop fez o concerto e depois de varias idas e vindas do mecanico meu carro nunca mais foi o mesmo e a luz da injeção vive acendendo e apagando a todo momento e o mecanico naum acha mais nada. O que pode ser???? Me ajude pelo amor de Deus....

    ResponderExcluir
  115. Bom dia!
    estou tendo muitos problemas com meu carro desde que meu irmão por ignorancia e curiosidade desmontou a parte do corpo da borboleta achando q era o carburador do carro já q o dele é carburado e ele naum tem noção de sistema de injeção. Como resultado meu carro teve que ser rebocado para o mecanico depois que ele não consegui fazer o carro ligar de novo e tentou ainda dar varios trancos nele. O mecanicop fez o concerto e depois de varias idas e vindas do mecanico meu carro nunca mais foi o mesmo e a luz da injeção vive acendendo e apagando a todo momento e o mecanico naum acha mais nada. O que pode ser???? Me ajude pelo amor de Deus....

    ResponderExcluir
  116. bom dia sr. castilho

    estou com problema e ngm acha o defeito , ja levei em diversos mecanicos, diversas auto eletricas e nada , passa o scanner , mede a pressao da bomba de combustivel e nao acusa nada, meu celta 03 tem um defeito chato pq acontece de vez em quando, estou andando com o carro quando estou chegando num farol , ow numa lombada piso na embreagem para jogar em porto morto ow mudar de marcha o carro morre do nada (simplesmete apaga ) e acende as luzes no painel, o dificil é que o carro nao apresenta nenhum sintoma antes de morrer

    gostaria que vc me ajuda-se

    desde já agradeço

    david

    ResponderExcluir
  117. bom dia sr. castilho TENHO UMA MONTANA 1.8 DE VEZ EM QUANDO ACENDE A LUZ DA INJEÇÃO ELETRONICA DAI DO UMA ACELERADA A MAIS DAI ELA APAGA .PODE SER PROBLEMA DE BICO SUJO .MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  118. Bom Dia Sr. Castilho, gostaria de saber o que pode ser o defeito do meu carro. Tenho um Peugeot 106, estava andando com ele e do nada ele morreu e não pega mais de jeito nenhum, viro a chave acende todas as luzes do painel, porém quando tento dar a partida ele fica só no "tchananana, tchananana" com estes sintomas dá pra se ter uma idéia do que pode ser? Obrigado

    ResponderExcluir
  119. Ricardo Silva8/19/2009 9:56 AM

    Bom dia, Castilho.
    Tenho um corsa 1.6 2002. Ele começou a ficar acelerado em marcha lenta. Agora ele tem ficado com a luz da injeção acesa. Reparei que esta luz acende qd estou em 5ª ou 4ª marcha, e paro de acelerar para o carro ir caindo de velocidade aos poucos. logo a luz acende. A Partir daí, vou reduzindo as marchas, mas qd vou passar a 2ª para passar na lombada, por exemplo, logo que coloco o pé na embreagem ele ja morre. Levei em um mecanico, eles rastrearam o carro e trocaram o sensor de rotação, mas continua do mesmo jeito. O que pode estar acontecendo ainda?? tem como me ajudar ?? Uso muito meu carro.. andar com ele assim até achar o problema vai me trazer ainda mais prejuizo?

    ResponderExcluir
  120. Antes de mais nada é um prazer participar aqui tb...Sou de Taubaté e tenho um Escort 97 zetec, ja gastei uma fortuna com Injeção Eletrônica...foi feito td desde filtro de combustível, velas, cabos, bico, bomba de combustivel, troca do sensor de marcha lenta, atuador de pressão, sonda lob, ficou bom por um tempo consideravel, mas agora voltou a ficar acelerado, o que pode ser????

    Fico agradecido pela Atenção.

    ResponderExcluir
  121. Sou o Anderson de Guarulhos

    Olá Castilho boa tarde!

    Tenho uma Parati 98 16 valvulas e precisei lavar o motor para descobri um vazamento, só que depois de tres dias o carro começou apresentar defeitos como falhar peder a força morrer, ai eu deixava esfriar o motor ela pegava depois morria de novo. Dai troquei cabo de velas, velas, tampa do rotor e o problema continua, sera que pode ser a bobina que deu pau ela esta agora apresentando essa problema.
    Grato.

    ResponderExcluir
  122. Boa noite Castilho.
    Por acaso você conhece, ou já usou MILITEC-1, este produto adicionado ao oleo de motores. Gostaria de saber se é benéfico e seguro usar em um corolla 1.8 com 140.000 Km

    ResponderExcluir
  123. wellington de o moraes8/25/2009 7:24 PM

    Boa noite Castilho.
    Tenho um scort sw 2001 motor zetec. O problema surgiu quando a agua do resevatorio começou a baixar. Quando descobri, passei a completar, so que um dia esqueci y ele esquentou a ponto de ter que da um passe no cabeçote. Desde então o carro so tem piorado. Ficou super fraco, continua baixando a agua,queima falhando y mesmo com bateria nova tem dificuldade de pegar, y as vezes nem empurrado, travando as rodas como se estivesse freando. Ja troquei todas as mangueiras
    radiador,arranque,valvulas, etc. por favor me de uma luz.

    ResponderExcluir
  124. tenho um siena 2002 acontece que quando dou a partida no carro ele apresenta a luz da injeção acesa e o contagiro oscilando entre 0,5 e 1 e o carro fica apagando por gentileza me de sua opnião sobre o possivel defeito, desd ja muito grato!!!

    ResponderExcluir
  125. Rodrigo silva8/29/2009 8:20 PM

    olha tenho uma paraty bola ano 96 1,8 motor AP completa de ums tempos pra ca ela esta falahndo quando anda tando parada ela funciona normal levei em varios mecanicos eles não encontrão defeito não sei mais o ki fazer já olharão tudo trocarão a bobina de ignição e não resolveu nada o que posso fazer

    ResponderExcluir
  126. gostei muito, acho que paginas assim só irão aumentar a confiança no mêcanico, que demonstra conhecimento valorizando assim a sua profissão, esta de parabens ,nota 10

    ResponderExcluir
  127. Bom dia Castilho!

    Parabéns pelo Blog.

    Tente me ajudar: Tenho um Uno Smart 2001, tem-se tornado comum acender a luz de injeção eletrônica no painel. Ocorria geralmente nas retomadas de marcha, ou seja, na redução e retomadas, isso com carro lento. Infelizmente a coisa tá progredindo, agora mesmo estando rápido é comum acender a luz, quando estou de 5ª por exemplo, a mais de 100km, a luz acende, nas curvas, enfim. Sem contar que as vezes quando vou arrancar o carro de 1ª, ele dá uns tranco, mas funciona. Nunca morreu por causa disso. Recentemente troquei, filtro de óleo e óleo, combustível e ar. O problema persiste e como disse, progride.

    O que disser será valioso. Pena que você não atende em Belo Horizonte.

    Muito obrigado e parabéns novamente.


    Alvimar Costa

    ResponderExcluir
  128. Olá, tenho um xr3 ano 94 e a ventoinha está sendo acionada com o ponteiro da temperatura quase próximo do vermelho. Pode ser a termostática com problema ? Qual a temperatura normal de acionamento ?

    Grato.

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde,

    Meu carro acontece o seguinte.UNO Fire 2003/2004. Quando estou andando normalmente, de repende apaga tudo, é como se eu tivesse deligado a ignição. Após isso se eu pisar no acelerador ele volta. O que pode ser???

    ResponderExcluir
  130. Boa Noite.
    Tenhoum Polo 2006 e recentemente a iluminação do Painel apagou e acendeu umas tres vezes (à noite). As luzes do carro não se apagaram. Grato se puder me ajudar.

    ResponderExcluir
  131. Olá !
    Tenho um "novo" Corsa sedan 1.0 vhc 71 cv modelo 02/03, depois que fiz uma revisão na injeção onde forão trocados o filtro de combustível, filto de ar, velas, limpeza de bicos, troca das correias e ajustes, o carro passou a apresentar uma oscilação "intermitente" na marcha lenta que hora esta normal em 0,800 e hora esta 1,500 a 2,000 giros principalmente quando ligo o ar depois que o carro aquece. Ele frio nunca sobe o giro, fica normal. O que será ???

    ResponderExcluir
  132. Olá Castilho,

    deixa eu te pergunta cara, tenhu um corsa wind 94 e quando estou em movimento acende a luz da injeção direto, as vezes ele morre, as vezes ele apenas da uns pani tipo como perde força. oque seria isso ? teria como você me ajudar dando um toque vlw ae.

    ResponderExcluir
  133. mais uma coisa que nao mensionel o mecanico da auto eletrica que passei ele me falo que teria que troca o modolu da injeção seria isso mesmo? abraço

    ResponderExcluir
  134. bom dia, eu tenho um peugeot 205 xsi ano 97, estava parado a um tempo, o motor foi trocado, e quando fomor por a funcionar ele resolveu nao dar centelha de maneira nenhuma, oq pode ser? me ajude por favor !! ass: bruno email: reset157@hotmail.com

    ResponderExcluir
  135. Willian Douhei9/20/2009 2:40 AM

    Nome: Willian Douhei - Apucarana Pr - Escort Argentino 96
    Bom dia amigo Tenho um escort argentino 96/96 já com a injeção FIC.... Minha lenta está muito auta pouco mais de 2000 RPM, Já troquei o TPS, e o atuador de Marcha lenta e o krro ta igual tirei o chicote do UC para verificar e tbm está Ok tbm troquei as Juntas da TBI não sei mais oq fazer estou ficando louco.... Aguardo retorno e agradeço desde jah.....

    Parábens Pelo Blog...

    ResponderExcluir
  136. Boa noite Castilho me chamo Ricardo.
    Castilho eu converti meu veiculo palio fire 8v 2002 a alcoo foi feita todas as modificaçoes, troca de bomba,limpesa de bicos,filtro de combustivel.
    E mesmo assim as vezes quando estou em alta velocidade nuns 100 a 120 kmh quando diminuo a velocidade ele afoga e demora para pegar,e depois quando pega ele isala um cheiro forte,parece de algum produto nao sei te explicar muito sobre este cheiro ,mas sempre quando ele afoga e demora para pegar e isala este cheiro.
    Vc poderia me dizer qual o problema que ocorre com meu veiculo.

    ResponderExcluir
  137. Fábio Pereira9/21/2009 12:03 PM

    Boa tarde amigo, tenho um uno ex 99, e mandei instalar um ar condicionado nele, após alguns dias depois de instalado sempre que estico alguma marcha a luz da injeção acende e o carro perde um pouco da aceleração, gostaria de saber oque pode ser. agradeço des de já.

    ResponderExcluir
  138. bom dia castilho estou com 1 corsa 1.0 95 ele estava funcionando normal depois ele apagou e nao funciona mais .tem sentelha,pressao da bomba otima ,tudo ok,porem ele nao da nem sinal de pegar ;otrem ta feio,ja fiquei louco.gostou do trem? renato bh.automecanicar&r@hotmail.com

    ResponderExcluir
  139. automecanicarer@hotmail.com9/27/2009 12:10 PM

    boa tarde;gostaria q me enviace mais dicas sobre injeçao,de qualquer carro,sou barriga verde ainda.nao sei se recebeu a minha pergunta sobre o corsa q nao funciona,enviada hoje.Se recebeu favor enviar resposta o mais rapido possilvel.desde ja agradeço.REnato bh,auto rer uai.ps;bom domingo.

    ResponderExcluir
  140. oLA AMIGO , GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, PARABENS. ESTOU COM UM PROBLEMA NO MEU CARRO MONTANA 2005 1.8 ELA COMEÇOU APAGANDO TODA VEZ Q EU CHEGAVA DE ALGUMA VIAGEM CURTA 60 KM, E Q REDUZIA QND CHEGAVA NA CIDADE EM ALGUM FAROL. NA VIAGEM SEMPRE ACENDE A LUZ DA INJEÇAO(AMARELINHA)MAS LOGO APAGAVA. ENTAO LEVEI EM UM MECANICO AKI NA MINHA CIDADE ELE FEZ LIMPEZA DE BICO E AJUSTES.
    APARENTEMENTE RESOLVEU MAS AGORA UM MES DEPOIS VOLTOU MAIS INTENSO O PROBLEMA,SEMPRE Q REDUZO A VELOCIDADE Q PISO NA EMBREAGEM O CARRO COMEÇA A PERDER ACELERAÇAO , TREME TODO E APAGA.. DAI DESLIGO A CHAVE, GIRO UMA VEZ, NA SEGUNDA ELE PEGA E SIGO EM FRENTE.. ATE ENTAR NA MARCHA LENTA DE NOVO. OBSERVEI OU FOI COINCIDENCIA , QUE ISSO ACONTECEU DEPOIS Q VOLTEI A USAR GASOLINA, ATE ENTAO ESTAVA ANDANDO SOMENTE NO ALCOOL. HOJE LEVEI NOVAMENTE NO MECANICO Q FEZ A LIMPEZA PASSADA. ELE AFIRMOU Q A MAQUINA DELE ACUSOU UM TAL SENSOR2 QUE NEM ELE SABE QUAL E ESSE SENSOR NO MEU CARRO Q IRIA PESQUISAR E ME DIZER MAS ATE ENTAO ESTOU SEM SABER REALMETNE OQ PODE SER.. JA ME FALARAM QUE PODERIA SER A BOMBA DE COMBUS. E COMO SOU TOTALMENTE IGNORANTE NO ASSUNTO RESOLVI PESQUISAR FOI QND ENCONTREI SEU BLOG E FIQUEI SATISFEITO COM SUAS "AULAS". POR FAVOR AMIGO SE PUDER ME AJUDAR DE ALGUMA FORMA
    ATE PQ ESTOU CANSADO DE SER ENGANADO POR MECANICOS , NA MINHA REGIAO SO EXISTEM CURIOSOS FAZENDO DOS NOSSOS CARROS VERDADEIRAS COBAIAS..
    VEJA OQ ISSO PODE SER OU OQ COM O QUE DEVO TOMAR CUIDADO SE ESSE MECANICO TENTAR SOMENTE ME EMPURRAR PEÇAS ETC.. ME AJUDE POR FAVOR. OBRIGADO.!

    ResponderExcluir
  141. k d
    jhkgbfewiNÇJOKGVHNiuwbv kMNHhuoifgjpewijteut98gujHGIGHLKÇHIPU HO Ij0werijuhuefhui99rfpFUIÇOAHCVJKVNB JBFUBKÇdhfuygçnvi hfufh iuWRU0PTG[GIE
    GLOPJIPOJGHSDG~]GKPJBNMFOJGHOB~]GJRHUHGBVHUVBUfbv nkdlabvkvjbnailb vjkgbilngiqhg´kjgiojhjkgnirupçgç~b~]kg´k´k-4-4j

    ResponderExcluir
  142. beleza? gostaria de dicas de como fazer meu corsa 1.4 efi consumir menos gasolina ja limpei bico troquei sensor de borbolleta correia dentada velas cabo rotor bomba de gas (1,1 bar )deTALHE CARRO FUNCIONA MUITO OTIMO MAIS E BEBERRAO TA FAZENDO 8.0 8.5 POR LITRO DETALHE ESTAVA SEM A VALVULA TEMOST.COLOQUEI E PARECE Q ESTA BEBENDO MAIS JA SCANER 3 VEZES E ESTA TUDO DENTRO DOS PARAMETROS SERA Q DEVO TROCAR O SOM DA LAMBDA DESDE DE JA AGRADEÇO A SUA ATENÇAO ME DE ALGUMA DICA!!! ADRIANO (61-96874396)DESCULPAS POR NAO TER EMAIL.

    ResponderExcluir
  143. olá amigo tenho um uno ex 98, ele ta consumindo muito combustivel, levei em um oficina e os cara passaram o escaner e acusou falha na sonda lambda, ai ela foi trocada mas o problema continua, ah ja foi trocado velas, cabos e limpeza de bico, e nada.

    ResponderExcluir
  144. boa tarde estou com um gol 1000 power 2004 08 valvulas que se vc deixar ele ligado ele fica o dia inteiro mas vc vai andar ele se desliga como se alguem desligasse a chave . dai vc tem que desligar a chave e ligar o carrop novamente . em seguida ele pifa de novo simplesmete desliga; sensor de rotaçao polia fonica velas cabos reles comutador tudo ja foi trocado e ele nao muda . ALGUEM PODE ME AJUDAR ? 48 36441409 48 99063230 OU lelograxa@hotmail.com OBRIGADO

    ResponderExcluir
  145. BLZ fera sou MG-BH achei muito interessante seu blog ,bom vamos com o problema , tenho um UNO fire 02/02 , o carro esta com elevado consumo de combustivel , deve estar dando no maximo 9km com 1 litro , ja dei uma pesquisada em outros foruns , e estou pensando em dar uma olhada na sonda lambda , e trocar velas e cabos de velas ,vc pode me dar um UP fera

    valeu

    ResponderExcluir
  146. Oquimar Barreto10/11/2009 10:30 PM

    Castilho, parabéns pelo post está ótimo.
    Compramos um Celta 07/08 e tinha muitas dúvidas sobre regulagens e funcionamento, mas agora com essa explicação toda começo a entender melhor o funcionamento do motor, injeção eletrônica e UC.
    Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  147. bom dia castlho

    O que pode ser a luz de anomalia de injeção acendendo no siena, porem nao notei nenhum perda de rendimento e/ou falhasw?. grato

    ResponderExcluir
  148. Ola, tenho uma parati 96 e o carburador é eletronico , gostaria de saber se vc regula ou conhece alguem que regula , pois levei em um mecanico e ele acabou de ferrar tudo , o carro vive morrendo e esta gastando 3 kl p/ litro.

    Abçs
    Nando

    ResponderExcluir
  149. Ford ka apaga em movimento com pé na embreagem?
    Olá . eu tenho um ford ka 2000 dp de um revisão.. limpeza de bicos ele começou a apresentar um defeito estranho e que já nem sei o q faço para já levei na oficina e já viram tudo. enfim.. O problema é o seguinte. qdo em movimento e engatado com alguma macha e o pé na embreagem deixando o carro ir sem acelera ele liga o painel e apaga mas se tiro pé da embreagem e acelero ele dá um tranco e liga de novo.. esse dias observei um coisa nova ele não apagou mas quase queria apagar mas vi a luz da bateria acender e dp apagou.. Já fizeram de tudo na oficina.. limparam a central.. passaram aparelho mas não acusa nada tá tudo ok.. será o q pode ser...
    10 meses atrás
    Detalhes Adicionais
    o carro foi até na autorizada... está um misterio.. para saber qual é o problema. parece ser coisa atoa ..mas não descobri. e esse lance de macha lenta já viu não é. O carro só apaga com o carro em movimento tipo não sei se tem influencia mas qdo a velcoidade esta caindo. tipo qdo vai passar um quebra mola. passar em um semaforo q te q reduzir e freiar um pouc geralmente e dp de freia q ele vai e desliga. qdo estou com o pé na embreagem ou até em ponto morto.
    10 meses atrás

    Sim então ele verificou tudo isso. até perguntei da bomba de conbustivel ele falo q não era... Já o sensor da macha eu não perguntei mas será q isso não ia acusar no aparelho.. pq ele disse q levou na autorizada da ford só para passar no aparelhos deles.. e se fosse sensor de macha lenta iria acusar. será q não?
    o que pode ser isso ....?

    ResponderExcluir
  150. tche sou de santa maria e pelo amor de deus.... !!! esse blog eh muito bom.. vcs da akikar estao dando uma grande ajuda para nos motoristas... que nao entendemos de mecanica e ficam apavorados e perdidos com algumas falhas mecanicas.. como eu estou por causa do meu peugeot 205... que tava acelerado.. e agora nao segura mais a lenta... mas foi de grande ajuda esse topico... gostaria de parabenizar vcs.. so fico ressentido que eu moro aqui no rio grande do sul .. e vcs sao de sao paulo... queria levar meu carro ai... mas mais uma.. obrigado e parabens pelo trabalho de vcs..

    ResponderExcluir
  151. ola castilho.. acabei de postar essa mensgem como anonimo.. mas sou eu o claudionor.. vc nao deve lembra do meu posta um tempo atras no mes de abril... mas talvez o nome vc lembre.. parece um palavrao.. rsrs.. bom eh o seguinte,.. a primeira vez vc disse que meu carro tava com problema na bomba de combustivel e vc acertou em cheio... depois da bomba trocada por uma similar... o carri começou a apresentar o seguinte sintoma:
    o carro qndo estou andando e depois acelero ele falha( da uns solavancos).. parecer que falta combustivel no motor ou nao queima o combustivel.. ai tenho que titar o pe do acelerador e ir pisando bem devagar gradativamente.. levei no mesma auto-eletrica para ver o problema e ele colocou ate no computador para ver se nao era problema com a injecao e nao achou nada de errado... ai sai insatisfeito.. e ate entao aprendi a andar com ele assim... mas o defeito continua... e depois de um tempo e comecou a dar umas acelaradas sozinho. acelerava e voltava.. hoje em dia ele fica acelerado o temop todo na casa dos 2 mil giros.. e agora por ultimo nao segura mais a marcha lenta... e aumento o consumo de combustivel.. 2 meses atras isso em agosto troquei a surdina dele.. o escapamento dele eh inteiro desde o motor catalisador ate a surdina.. mas a surdina se partiu ai levei num mecanico e ele adaptou uma surdina de gol. para nao precisar trocar todo escapamento.. nao sei se depois disso influenciou em alguma coisa.. ou se fiz o certo?! enfim meu motor tah soprando oleo para cima... sujando a (tbi) ou corpo de injecao eletronica.. nao sei se tu isso influencia... eu disse aquela vez para vc abrir uma filial aqui em santa maria/rs. vc nao me ouve! ehhe me dah uma dicas por favor...

    ResponderExcluir
  152. tenho um gol 2002 1.0 paseei o raster nele e acusou codigo de erro 00533 controle de ml o que pode ser o mecanico nao sabia o que significava esse codigo e meu carro continua morrendo guando para no sinal e lombadas obrigado desde ja pela atenção

    ResponderExcluir
  153. Tenho um astra 2003, Gasolina/GNV, e quando chego a uma velocidade de 100km/h, ele acende a luza da injeção e logo em seguida morre, isso utilizando o GNV pois nunca testei na gasolina, e um outro problema é o forte cheiro de gás dentro do carro.

    ResponderExcluir
  154. Caro Castilho.
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo seu blog. Pela linha de discução do assunto, logo vi que você é um mecânico como poucos. tenho um gol 95 1.6 que é meu desde 0 Km, e o mesmo ficou acelerado tanto no GNV quanto na gasolina. Vi os tópicos de discução do assunto e resolvi fazer uma limpeza no TBI com LC150. Resultado: o carro voltou a ficar na regulagem certa. Muito obrigado !
    Paulo Henrique - Rio de Janeiro
    pauloh_f67@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  155. Letícia.

    Gostaria de uma informação, fiz uma viagem e antes fizemos uma revisão no carro, trocamos amortecedor, jogo de velas, filtro de combustivel, voltando na serra ele começou a ficar fraco, não conseguia pedir outra marcha a não ser a primeira, no outro dia ele deu partida, mas não consegue mander o carro ligado, ligava apenas dando partida já pisando acelerador, levamos ao mecanico e trocamos a bomba de combustivel, mas ele continua fraco e com dificuldade de ligar, o carro é um corsa wind 4 portas 98, injeção eletrônica, sabe me dizer o que poderia ser?, aguardo, obrigada.

    ResponderExcluir
  156. Fábio Santos10/23/2009 10:23 PM

    Amigos, tenho corsa sedan ano 2003 o mesmo começou a falhar em marcha lenta engasgando nas arrancadas e coincidentemente o canister começou a fazer um barulho muito alto. O carro ja vinha antes desse ocorrido com odor de gasolina muito forte dentro do carro. Levei no mecanico e troquei vela, sonda lambda, refizemos o aterramento do motor e lipamos os bicos. Fizemos tambem o teste de pressão da bomba e tudo certo. O carro continua com o mesmo defeito. O canister pode ser o grande vilão desse defeito?
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  157. JOSE A ZANUTTO10/25/2009 6:46 PM

    CASTILHO BOA TARDE !
    TENHO UM FORD MONDEO 94/95 AUTOMATICO COM BAIXA QUILOMETAGEM, DEPOIS DE ALGUNS ANOS DE USO SURGEM OS PRIMEIRO PROBLEMAS, BAIXA DA ÁGUA NO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO DO RADIADOR, O REPARO DO RADIADOR JÁ EFETUADO E O CONSUMO CONTINUA, E DE UNS DIAS PARA CÁ O AUMENTO DO CONSUMO DE GASOLINA AUMENTOU BASTANTE, SINTOMAS QUE O VEÍCULO APRESENTOU: AO INICIAR O MOVIMENTO EM RUAS DE ACLIVE A RESPOSTA DO MOTOR É DEMORADA COM O AR LIGADO É PIOR(POUCA FORÇA NO MOTOR)ESTA OCORRENDO A PARADA DO MOTOR QUANDO PARO NO FAROL OU NA MANOBRA PARA ESTACIONAR, O MOTOR ESTA CONSUMINDO ÓLEO, COMPLETO TODA SEMANA NÃO SAI FUMAÇA PELO ESCAPE, E NEM ESTÁ SUJO DE OLEO, O QUE PODE SER? SDS ZANUTTO

    ResponderExcluir
  158. Olá, Castilho !

    Tenho um Ford Escort SW 1999, motor zetec, gasolina, com direção hidráulica e ar condicionado, que está apresentando alguns "estranhos sintomas", por assim dizer ! Por exemplo : após ser ligado pela primeira vez, após esperar alguns poucos minutos, o motor começava a estremecer muito, como se algum cilindro não estivesse funcionando ! Algumas vezes a normalização demorava um pouco, mas o sistema se ajustava sozinho voltado à marcha normal. Esta tremedeira parece ter parado, contudo, dando lugar à uma aceleração acima do normal da marcha lenta, mas se desligarmos o veículo, ele volta à sua marcha lenta normal... Contudo, é só rodar que a lenta vai embora ! Outra, se eu ficar acelerando intermitentemente, e assim, elevando o seu giro, além dele dar umas emboladas, morre quando paro de acelerar ! E mais, percebi uma certa perda de potência em umas poucas situações adversas. Tudo que descrevi acima, acontece independentemente de o ar condicionado estar ligado, ou não.

    Já não sei mais o que trocar ! Primeiro troquei de posto de gasolina, o que resultou em uma boa mudança no consumo, pois, por só usar gasolina aditivada ou a de alta octanagem (Podium BR), sempre no mesmo posto, descobri que, por ter pouca ou quase nenhuma saída, neste posto, este combustível já não era mais o mesmo ! Troquei também, os dois sensores de temperatura e marcha lenta, avanço ou válvula de pressão de combustível (2.7bar) (não sei se o nome é este, mas ele tem esta pressão indicada na sua caixa, e é um sensor/válvula que fica na parte superior do motor, próximo a tampa do cabeçote), bomba de gasolina, limpeza e troca de reparos dos bicos injetores e filtros de ar e gasolina... Ou seja, está quase tudo trocado (sóm falta o mecânico ? Rsrsrsrsrs)!
    Castilho, o carro funciona bem, exceto pelos problemas acima mencionados e do seu consumo de 4 Km/Lt, dá partida rápido, e, até agora, nunca me deixou na mão (apesar dos seus 73.000 Km rodados) ! Também, qualquer barulhinho lá vou eu para oficina...

    Pergunto à você, o que mais pode estar causando esses "estranhos sintomas", sensor de posicionamento da borboleta, bobina... e agora Castilho, o que poderá ser ?

    Um forte abraço,

    Aloysio Paredes - Niterói - RJ

    ResponderExcluir
  159. Caro guru Automotivo: comprei um Polo Classic 1999 1.8MI apesar de ouvir de vários que era uma bomba... em grande parte pelo motor AP e de ter visto na ficha técnica que o carro consome 9km/l na cidade e 13,5 na estrada apesar de ser 1.8... Os problemas são: o carro tá fazendo 8,5 na cidade e apenas 8km/litro na estrada. outro problema é que o carro morre toda vez que passa em poça d"água... li na net e descobri que pode ser a bobina de ignição ao verificar vi que ela está trincada no encaixe do cabo e quase certamete está causando a "morte súbita". Este trinco da ignição pode estar causando o consumo excessivo de gasolina? e como pode consumir normal na cidade e render tão pouco na estrada? obrigado por qualquer ajuda...

    ResponderExcluir
  160. Henrique Rocha11/04/2009 7:17 PM

    Boa noite amigo!
    Estou desesperado tentando entender um problema que acontece com o POLO SEDAN 2004 da minha mulher. De um tempo pra cá começou a tremer como se estivesse tendo espasmos e aceleração oscilando. Problema parecido com o que achei aqui no seu blog descrito pelo ilustre amigo KEDMACS em 10/03/2009. Fiz a revisão completa em oficina de gabarito, no Centro automitivo da PORTO SEGURO aqui em Brasília(limpeza de bicos, troca de velas e cabos, filtros de ar e combustivel), mas o problema persiste. O carro já retornou à oficina 6 vezes. Os mecânicos refazem o serviço mas o problema retorna com dois ou tres dias. N ultima vez mandei o carro para um mecânico especializado da Autorizada (SAGA VW) Ele percebeou o problema e ficou com o carro dois dias fazendo testes, passou Scaner de fabrica e não detectou nada. Mas o problema não foi resolvido. A unica coisa que ele me disse é que como o carro está com 74000 km a embreagem está "flutuando" e isso causa problemas na rotação devido aos sensores que o carro possue. Isso é possível?? Sei que o POLO é um dos carros mais cheios de sesores da VW, o problema ocorre com o carro parado e sem marcha engatada e se pontencializa quando está muto quente, quando fico no transito lento.
    O que pode estar acontecendo?? Não tenho mais pra onde recorer, nem para a autorizada...

    Agradeço muito sua atenção e espero que tenha uma idéia do problema!

    Abraços!!

    Henrique
    henriquerocha05@gmail.com

    ResponderExcluir
  161. Olá Castilho comprei um carro recentemente e, o carro pegava bem agora só pega no tranco e as vezes nem pega o carro é um fiat Uno 2000 acende duas luzes uma parece com uma tomada e a outra parece com um ponto de excalamção, e de vez enquando acende uma que parece ser uma bateria. me ajuda

    ResponderExcluir
  162. euto com uno fire e quando acelera e espera cerca de 1 minuto ha uma variaçao na marcha lenta

    ResponderExcluir
  163. Boa tarde!!
    Olá Castilho, tenho um Uno Mille EX 99/00 só que a um bom tempo começou a acender a luz de I.E. Da 1ª vez levei ao mecânico, foi passado o scanner e nada foi encontrado. Troquei sensor de temperatura, soda lambida, bobina, velas e cabos (fiz manutenção completa)e nada. Quando morava na Bahia um mecânico retirou o sensor da Borboleta e passou um LC. O sintoma sumiu por cerca de 3 meses. Como não estava interferindo em nada (acredito eu)deixei para lá. Ontem, após+- 1 ano procurei uma oficina, expliquei o ocorrido, o mecanico passou o scanner e observou que o alternador gerava acima de 15, 16. Foi trocado o rele do alternador com manutenção, porém o problema continua. Na alta ele dificilmente aparece no entanto na lenta ele fica engasgando. Quando é feito o diagnostico está tudo dentro do padro de normalidade. Estou pensando em trocar o sensor da borboleta. O que você sugere ou orienta?
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  164. Muito boa a sua explicação, mas se caso a pessoa altere a posição desse parafuso batente, oque fazer para recolocar na posição original? Fiz isso no meu palio 16 16v e senti um maior consumo de combustível.

    Obrigado,

    Gabriel Russo

    ResponderExcluir
  165. Ola amigo, preciso de uma ajudinha com meu Uno Mille Fire Flex 06/07.
    O que acontece é o seguinte:
    O carro esta dando algumas falhadas, como se estivesse engasgando, e quando esta parado e a rpm oscila da de sentir o carro tremendo, as vezes treme muito, oq sera que pode ser?
    Att. Joao Pedro

    ResponderExcluir
  166. caro amigo, estou com problemas no meu gol 1.6 ap 1996 bola.
    ele tem gnv. no entanto ele nao segura mais a aceleracao marcha lenta quando venho acima de 70km/h e coloco to na 5quinta marcha e coloco no neutro. vejo que nas outras marchas, hora ela fica normal , hora fica acelerado pra passar em lombada e todas vezes que dou a partida ele fica oscilando muito, ate xegar numa regulagem, demora certca de 10 segundos.
    ja troquei sonda lambada, limpeza de bico, ja desliguei o cabo da bateria por uma noite toda e liguei no dia seguinte e nada. que será q ta acontencendo?

    Uma alternativa encontrada pelo mecanico do gnv foi no momento q ele fica oscilando, desconectar o fio do motor de passo e pronto. ele nao estancou maais. mas acredito nao ser nada coerente andar com aquele fio solto. so que ninguem encontra a solucao pra meu carro.

    ResponderExcluir
  167. Alex,

    tenho uma pequena dúvida com relação a injeção do gol bola 1.6 96 (gasolina), meu caro qdo adquiri a 3 anos atrás, ele fazia aqui na cidade fácil 10Km/l, ai de repente ele deu problema no sensor MAP, comprei um sensor, e agora depois de trocar vários sensores, este mesmo carro não faz mais de 7km/l, , o q devo fazer agora?

    ResponderExcluir
  168. Suzete L. Barbosa11/10/2009 12:30 AM

    Olá Castilho!Parabéns pelo blog.
    Gostaria de uma orientação sua, tenho um corsa wind 1.0 95/95 EFI, notei algo estranho (aconteceu hoje)deu o que fazer pra eu chegar em casa, que sufoco, quando dei a partida nele, ele começa a tremer tudo, já quando em movimento, ele perde potência, mesmo quando está na 1ª marcha, na subida só com reza, quando páro no sinaleiro, o carro morre, o que pode ser?
    Um grande abraço.
    Suzete, Londrina- Pr

    ResponderExcluir
  169. Bruno Santos Ferreira11/10/2009 7:30 PM

    Olá Castilho comprei um carro recentemente e, o carro pegava bem agora só pega no tranco e as vezes nem pega o carro é um fiat Uno 2000 acende duas luzes uma parece com uma tomada e a outra parece com um ponto de excalamção, e de vez enquando acende uma que parece ser uma bateria. me ajuda

    ResponderExcluir
  170. Olá, estou com problema no meu Gol 16V 1.0 ano 99/00, ele não aceita a regulação básica, já troquei todos os componentes eletronicos possiveis e o defeito persiste, ele oscila a marcha lenta, da solavancos quando quando tiro o pé do ascelerador e morre quando piso no freio, o que será que esse carro tem por favor será que ele tem concerto, muito obrigado, abraço.

    ResponderExcluir
  171. TENHO UM VECTRA CD ANO 2001 16 VALVULA TEM VES QUE ELE PERD A POTENSIA QUAL SERA O PROBLEMA?

    ResponderExcluir
  172. Castilho,

    Primeiramente parabens pelo blog.
    Tenho um Uno 96 EP I.E.Fundiu o motor por problemas no bombeamento de oleo.Mandei fazer o motor.O mecânico fez um serviçi muito ruim, não ligando corretamente mangueiras de avanço, além de me entregar o carro com alto consumo de combustível.Levei num local que mexe com injeção
    e me disseram que o motor estava fora do ponto.Foi colocado e ligaram as mangueiras corretamente.O fato é que ele está apresentando um problema que já acontecia antes.O motor quando frio enquanto está trabalhando parado, ameaça morrer, ou talvés é como se estivesse afogando.Isso acontece somente quando está frio.O que pode ser?

    Desde já agradeço

    Leandro

    ResponderExcluir
  173. Ola!
    Gostaria da ajuda dos senhores.
    Comprei um corolla 1999 1.8 16v, notei q ele estava com vazamento de combustivel pela vedacao dos bicos injetores com o coletor, desmontei para trocar as vedacoes e notei q na camara de ar que fica logo depois do TBI tem oleo, que me parace ser do motor e os bicos tambem estao melados de oleo. O carro nao fumaca e o escapamento esta sequinho, funciona normal. O que pode estar acontecendo?
    Conto com a ajuda dos senhores (arcbacelar@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  174. é verdade que se desligarmos abateria do carro durante 12 horas a uce volta aos padrões de fabrica pre definida ou só com scanner mesmo , que quando o carro da defeito de algum sensor ou atuador ele grava na memória.

    ResponderExcluir
  175. Oi amigo mecanico, me chamo David e resido em Garanhuns-PE. Olha, igualmente a maioria, tb tenho um problema:Comprei um Uno 2006
    flex, daí q já o tenho a 2 meses e recentemente o indicador de combustível virou para o lado oposto. Alguéem me falou q isso era normal acontecer com a categoria.Contudo, cm qualquer consumidor que se preze, tenho preocupação em isso tornar-se um serio prob passando a comprometer outras coisas
    ou funções do Sitema. Olha amigo, espero sau orientação. Agradecido ficarei com sua atenção. Abraaaço.

    ResponderExcluir
  176. Oi castilho.

    Tenho um grande problema.
    Minha luz da injeção sempre ascende. eu sempre tive problemas com ela, as vzs levava ao eletrecista e ficava boa, as vzs nao.
    Mas depois da ultima vez q levei fiquei um ano rodando sem a luz ascender. e nesse um ano dps fui fazer o motor do meu carro (premio 1.5) e ela voltou a ascender, o carro voltou a oscilar , morrer e etc. Agora qualquer serviço que façam no meu carro, sendo mecanico ou eletrico, sempre volta a ascender a luz e o carro a oscilar e por diversas vezes morrer. O que é isso???

    agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  177. porque vc tira o pé da embragem o carro ja sai andando forte? é problema ou é normal?em quebra molas nao da pra passar em 2ºmarcha fica muito rapido chega gasta as pastilhas de tanto freiar desnecesariamente.meu carro é um gol 1.0 g 4

    ResponderExcluir
  178. ola amigos ,tenho um kadett gls efi 94 1.8 e tenho uma duvida quando estou andando com ele e subu alguma rua acelero o conta giro vai la em cima no 30 mas o carro ñ anda nada fica fraquinho na reta le faz o mesmo e vai ganhando força aos poucos oque pode ser isso a embreagem dele esta ruim ñ sei se isso pode haver com alguma coisa dele esta fraco desse jeito
    ñ sei por que o conta giro sobe mas o carro ñ anda nada obg aguardo
    meu e-mail:giova.merengue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  179. mas uma coisa no gnv e na gasolina ele fica da mesma maneira

    ResponderExcluir
  180. Olá, tenho um Astra 1995 e a cerca de 3 meses meu carro parou e não ligava por nada nesse mundo. levei de reboque até a oficina onde foi trocado o sensor de rotação (original VDO) e tb troquei os cabos de vela (NGK), mas depois disso o consumo de combustível aumentou sensivelmente. Será que faltou alguma regulagem da injeção ou algo do tipo?
    Grato e parabens pelo seu blog!
    Luís Cláudio Machado.

    ResponderExcluir
  181. boa!!!!amigo,tenho um ford mondeo 98 motor zetec 2.o já fiz de tudo pra tirar um engasgo que o carrotem quando acelero em baixa rotaçoa ,,acima de 2.ooo rpm o carro e 100% mais ta brabo,passeio o scaner,(sistema ok,tudo bem,sonda,map,bico.....
    ja troquei,velas,cabos,bobina,bomba,filtro,mais continua,eu tenho a inpreçao que falta um pouco mais de combustivel,mais como faser isso sem alteral a sonda? muito grato

    ResponderExcluir
  182. ola bom dia..primeiramente parabens pelo blog..
    queria tirar uma duvida!!tenhu um ford ka 97/98
    hoje de manha eu liguei o carro antes mesmo dele esquentar eu acelerei bastante e saiu uma fumaça no escape meia cinzenta a fumaça...mais depois q liguei novamente saiu bem menos fumaça..o que pode ser???aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  183. kdu

    fera eu tenho um uno ex 200
    ele esta consumindo muito e
    quando estou andando ela as vezes perde a
    força ja fiz linpeza de bico e nada
    me de uma dica do q posso fazer
    des de ja agradeço ...

    ResponderExcluir
  184. carra tenho um uno ex 200/2001
    ele quando ligo acelero ele sai
    um odor terrivel alguns amigos me disserao q e catalizador o q eu fassso

    ResponderExcluir
  185. ola meu nome é alexandre e gostaria de saber masi sobre meu carro .
    eu tenho um citroen xsara 98, quando ele esquenta as rodas fica travando eo freio fica duro,mais quando ele esfria elçe volta ao normal
    sem travar as rodas, eo freio mole.gostaria de saber o que que acontece?

    ResponderExcluir
  186. OLA CASTILHO ! TENHO UM GOL MODELO 1000I /96 1.0 1 BICO O PROBLEMA E QUE ELE DA UMAS FALHADAS QDO ACELERO NA SEGUNDA E TERCEIRA . JA TROQUEI O CABO DE VELAS, AS VELAS,A TAMPA DISTRIBUIDOR , LIMPEI BICO, TROQUEI O MOTOR D PASSO E O SENSOR DE TEMPERATURA DA INJEÇAO, TESTEI A PRESSAO DA BOMBA. QDO ELE ESTA EM QUINTA MARCHA RODANDO A UNS 80/100 KM ELE NAO MANTEM ACELERAÇAO CONSTANTE PARECE QUE FALHA E VOLTA . DESDE JA AGRADEÇO S E PUDER ME AJUDAR . FLAVIO/CANOAS/RS

    ResponderExcluir
  187. olá castilho,sou do RS, e tenho um uno ex ano 98,às vezes ele apaga no semáforo ou nas esquinas, do nada assim,já levei para consertar e ele fica bom por um tempo e depois volta a dar problema.Se puderes postar alguma coisa pra mim fico agradecido.Um abraço!

    ResponderExcluir
  188. td bem gostaria de saber pq meu mondeo 2.0 16v, cheira gasolina as vezes , ja verifiquei não tem vazamento, em lugar algum ,tamque manqueiras etc...ano é 97 abrigado ....

    ResponderExcluir
  189. castilho se peuder me ajudar e sobre meu mondeo 97 2.016v cheira gasolina dentro do carro as vezes...abraço

    ResponderExcluir
  190. ola ...uno mile sx99 a gasolina foi passado no raster e foi detectado tempo de injeçao baixo,verifiqui pressaõ da bomba,e outros sensores e nada resolveu...qual o proçedimento para solucionar este problema.?desde ja muito obrigado pela atençao...

    ResponderExcluir
  191. Adquiri um Palio 1.0 mpi, ano 2000, e tenho uma dúvida sobre a luz de injeção eletrônica que fica acendendo direto por + ou - uns 5 segundos. Isto é normal? Gostaria muito de uma opião de pessoas que entendem sobre isso. Meu e-mail é ericthiago7@yahoo.com.br. Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  192. tenho um vectra e ele anda meio sem potencia fraco na baixa em subidas ja troquei bomba controlador de pressão e o carro melhorou um pouco mas continua meio fraco nas subidas quando se pisa ele da giro e depois cai sera que poderia ser o sensor map ou sondalabda

    ResponderExcluir
  193. Fabiano:
    TENHO UM FIAT ANO 99/00, E ELE ESTA APRESENTANDO ANOMALIA NA ACELERAÇAO EM MARCHA LENTA, ENTAO FUI AO MECANICO E ELE PROCEDEU NA LIMPEZA DE BICOS E CORPO DA BORBOLETA, BEM COMO A TROCA DO MOTOR DE PASSE, + ANTES DE FAZER ISSO ELE MEXEU NO PARAFUSO QUE FICA NO CORPO DA BORBOLETA, A ACELARAÇAO CAIU + VOLTOU A SUBIR, COM E QUE VAMOS ACHAR O PONTA CERTO PARA A REGULAGEM DO PARAFUSO. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  194. Olá Castilho, bom dia!!
    Comprei um escort gl 2000 1.8 4 portas, qdo retirei da agencia, estava "como sempre" sem gasolina, passei no posto e coloquei,o ponteiro do macador subiu, mas qdo desligo o carro o ponteiro nao desce, é isso mesmo, esse carro é assim?
    Abçs;
    Verissimo

    ResponderExcluir
  195. tenho uma palio 98 aluz da gasolina não acende e o carro nao pega o que devo fazer

    ResponderExcluir
  196. Olá Castilho,
    Tenho um Uno 95/96... porem desde qdo comprei ele está fazendo a média de 5 a 6 km por litro... o q é absurdo, pois o Uno é pra ser um carro economico... pedi para o mecanico regular várias vezes e sempre foi em vão...
    E pra piorar a bomba de combustivel não marca corretamente, o q faz com q eu sempre tenha o controle zerando o marcador de km... ele estava fazendo a média de 9 a ultima vez q o mecanico mexeu... agora ele mexeu novamente e trocou a borboleta.... q resultou em 6,9 km por litro...
    Agora desisti desse mecanico e estou levando numa especializada em injeção e carburadores... que sugeriu passar para flex...
    Ai vem minha pergunta... vale a pena?? meu carro reguladinho na gasolina deveria fazer qto??

    desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  197. tenho um omega gls 2.0, o problema e , estou acelerando derrepente comeca a falhar ai desligo e ligo o carro e apaga o defeito depois de minutos falha di novo

    ResponderExcluir
  198. esse cara nao responde porra nenhuma!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  199. Lavei o motor do meu vectra automatico 2007 e apos secar e ligar para colocar na garagem notei que ele esta falhando na faixa de 1200 rpm,ja peguei ele e dei uma volta na anchieta indo ate sao paulo e voltando e ate agora nao ficou bom,notei tambem que a 100 Km/h ao encostar o pe no acelerador ele da tranquinhos como se tivesse façtando combustivel.
    Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...