segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Lavar ou não lavar o motor do carro (cuidado com a injeção eletrônica)

Afinal, pode ou não lavar o motor do carro?




Ai esta um assunto que causa uma certa polemica, na oficina, sempre aparece alguém que depois de lavar o motor do carro, passou a ter uma falha ou motor nem pegou mais.

Na Akikar Auto Mecânica, nós lavamos, ou como falamos aqui, limpamos os motores dos carros, não de todos, só daqueles que for necessário, por estarem muito sujos ou por razão do serviço que será executado. Mas, aos meus clientes, digo para não lavar o motor, nem em casa e nem em lava-rapidos ou postos de gasolina.


Essa é uma tarefa que não pode mais ser feita facilmente, sem riscos, são necessários alguns conhecimentos, como identificar os componentes do motor, a função de cada um, se podem molhar, receber produtos de limpeza e quais produtos.


A limpeza de um motor sempre foi arriscada e devido a grande variedade de componentes eletrônicos, nos carros atuais, é assunto para profissionais.

O modelo da foto ao lado foi o primeiro carro, que me lembro, que trouxe o modulo de injeção no compartimento do motor, o Fiat Tipo, e foi também o primeiro a dar prejuízo aos lavadores de carros, pois entrava água e outros produtos que eles usam, dentro do módulo da injeção, causando danos muitas vezes irreparáveis.


Nos modelos mais atuais, há uma tendência para os motores terem coberturas protetoras. Essas coberturas tornam o visual do motor mais atraente e entre outras coisas, protegem peças e conectores eletrônicos e ajudam no arrefecimento contribuindo para um melhor fluxo de ar.

Lavar o motor pode causar danos na hora ou no futuro, no alternador, motor de partida, bobina de ignição e componentes eletrônicos. Além dos danos que os componentes químicos, como solventes e ácidos causam nas mangueiras, borrachas de coxins, cabos de velas e fios dos chicotes elétricos.

Então, os motores podem ser lavados, em alguns casos é até necessário, mas ao fazer tem certos cuidados a serem tomados. Lembre-se que o motor pode funcionar perfeitamente sujo, não há nenhuma necessidade que ele esteja brilhando pra funcionar.


Há até quem diga, que aquela sujeira que fica colada no motor ajuda na conservação. Mas não é bem assim, pois se for óleo, é necessário encontrar o vazamento e corrigir, pois a sujeira de óleo vai danificar mangueiras e borrachas entre outras peças. Além disso, esse óleo vazando vai atingir o solo e se tornar um agressor do meio ambiente muito perigoso.

Você já observou nos estacionamentos dos shoppings e supermercados, as manchas de óleo que os carros deixam lá?

Um abraço a todos!

Castilho

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...