quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A alavanca do câmbio automático

Se a transmissão faz a troca das marchas automaticamente, para que os veículos possuem alavanca com tantas posições?

Câmbio automático

É que cada uma das posições tem uma função, permitindo a utilização do veículo com muita segurança e melhor aproveitamento.


A posição P, de "parking", é usada com o veículo parado, estacionado, deve ser usada sempre que o motorista deixar o veículo em conjunto com o freio de estacionamento (freio de mão). Quando a alavanca esta em P, uma trava mecânica é acionada, impedindo o movimento das rodas. Nessa posição nenhuma marcha esta engatada. O motor pode funcionar normalmente e em situações de reparos dentro da oficina, por exemplo, na injeção eletrônica, é nessa posição que a alavanca deve ficar, para maior segurança.

A posição R, de "reverse", é usada para engatar a ré.

A posição N, de "neutral", é usada em situações em que é necessário que o veículo tenha movimento das rodas e nenhuma marcha esteja engatada, equivale a posição de ponto morto das transmissões manuais. Nessa posição o veículo pode ser rebocado em pequenos percursos, por exemplo para sair de uma garagem e subir puxado para uma plataforma. Nenhum veículo com transmissão automática deve ser rebocado com as rodas de tração no chão, por grandes trajetos, sob risco de estragar a transmissão por falta de lubrificação. Não aconselho rebocar nem quando o motor esta funcionando, situação em que "haveria lubrificação da transmissão" mas como constatar isso?

Nessa posição a alavanca poderá ir para a posição D sem nenhum impedimento, tornando uma posição pouco segura para se deixar o motor funcionado, em serviços de manutenção onde é necessário que o motor funcione, prefira a posição P.

A partida só é permitida nas posições P e N, nessas posições nenhuma marcha esta engatada, na posição P o veículo estará travado e na N solto, por isso atenção para o freio de estacionamento. Em alguns veículos, também é necessário pisar no freio para dar a partida. Em outros, você terá que pisar no freio para tirar a alavanca de P.

Há também uma trava na alavanca, ela pode ser um botão, ou pode ser como a da foto, em forma de recorte, forçando um movimento lateral para movimentar a alavanca. Isso é para aumentar a segurança, impedindo que marchas indesejadas, entrem por descuido.

Posição D, de Drive. Nessa posição a transmissão controlara todas as marchas disponíveis, automaticamente, de acordo com a carga e velocidade imposta ao veículo. Os veículo mais comuns possuem, ainda mais 3 posições de alavanca, porém a tendência é que a seleção manual de marchas seja feita no sistema conhecido como "tiptronic", mas cada montadora tem o seu nome para esse sistema. É mais usado em veículos com mais de 4 marchas, a estratégia é um pouco diferente para o controle manual das marchas, mas as funções de dirigibilidade e segurança são as mesmas ou até melhor.

Posição 3, é usado para "cortar" a sobre marcha (over drive, O/D) ou a quarta marcha, nessa condição as marchas de 1 a 3 serão controladas automaticamente e 4a. marcha não será engatada. Em alguns modelos não tem a posição 3, essa função é feita por um botão, chamado O/D.

Posição 2, nessa posição somente as marchas 1 e 2 serão controladas automaticamente, as marchas 2 e 3 não serão engatadas. Em alguns veículos a posição 2 engata a segunda marcha, fazendo com que o veículo saia em 2a. (por exemplo no Honda), isso serve para andar em terrenos escorregadios. (Há veículos, que essa função é feita por um botão, quando é acionado ele engata a segunda marcha).

Posição 1, aqui somente a primeira marcha estará engatada, nessa condição a transmissão se prepara para fazer força, em alguns casos a pressão de óleo sobe e em outros uma embreagem auxiliar é engatada. Então deve ser usada para subidas fortes com muita carga.

As posições 1, 2, e 3 tem também uma função muito importante, a de freio motor, sempre que se inicia uma descida, como uma serra por exemplo, deve-se utilizar a posição de alavanca adequada para garantir a velocidade compatível e a utilização segura dos freios. Há casos em que o motorista inicia a descida da serra de Santos em D e quando chega lá em baixo esta sem freio, devido ao aquecimento provocado pela utilização.

Em algumas alavancas há um botão, normalmente com um "S" marcado. Serve para mudar o modo de dirigir para esporte, o "S" é de "sporting". Nessa condição a troca das marchas será atrasada fazendo com que motor "encha" mais.

Castilho.

54 comentários:

  1. Ola Castilho, Eu tenho um Uno 99 e a luz da injeção esta ascendendo, e quando ascende o carro fica falhando ate apagar, e depois pra pegar denovo da o maior trabalho, alem de consumir muito combustivel. O que devo fazer??

    ResponderExcluir
  2. Juliana, tem um post ai sobre regulagem da injeção eletrônica, de uma olhada. No seu Uno pode ser defeito em bobina de ignição.

    ResponderExcluir
  3. Olá Castilho, tenho uma blazer 4.3/v6 automatica e vou a uma chacara onde a subida e de terra com alguns buracos e muito inclinada, portanto devo subir devagar. Qual marcha devo engatar 1, 2 ou drive?

    Sds

    ResponderExcluir
  4. Ola Castilho, tenho um Renault clio, ano 99 1.6 automatico, e estou com um problema e n consigo achar o defeito... Quando eu saio com ele liga normal faz td certo, mas quando eu paro o carro por algum motivo tipo sinaleiro fechado ele desliga, ai eu ligo ele novamente ele liga e anda normalmente.
    O q vc acha q pode ser??
    Moro na Inglaterra, e por aqui os mecanicos n sao muito bons alem de caros, levei em 1 aqui ele me disse q pode ser a bomba de gasolina. Oq acha?? pode ser isso mesmo??
    ele ja esta fazendo isso faz umas 2 semanas, mas agora esta fazendo mais frequente...
    E a luz do painel q indica a marcha D3 acendeu tbm. Isso e certo??
    Desde de ja Obrigado.
    Daniele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o motor "morre", pode ser por vários motivos, inclusive a bomba, porém quando a bomba esta ruim, normalmente, o sintoma também é de "fraqueza", não consegue subir, por exemplo. E isso também pode levar a um erro no câmbio e a luz ascender como um aviso. O certo é verificar o que esta gravado na memória de erro, medir a pressão e vazão da bomba, verificar entradas de ar falsas e ir progredindo até encontrar o motivos ou motivos do problema.

      Excluir
  5. No caso da Nissan... 1 e 2 correspondem a que marcha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando na posição "1", o câmbio só ficara na primeira marcha, quando na posição "2", o câmbio trabalhara somente com a primeira e segunda marcha, não passara para terceira ou quarta.
      Servem para, subidas ou descidas acentuadas, como "freio motor", e para transito lento.

      Excluir
  6. Boa tarde Castilho ... meu problema no meu carro é um seguinde ... tenho uma Audi a4 1.8 96(aspirada de fabrica)AUTOMATICA ... e o problema que esta ocorrendo nela ... é que todas vez que eu vou dar a partida de manhã ou demoro o dia todo pra dar a partida novamente no carro .... o que acontece quando ele coloco na posiçao "D" pra mim sair com o carro ... logo em seguida ela força e acaba morrendo ... e eu volto a ligar ela deixo esquentando mais um pouco e dai ela vai sair ... e sai daquele jeito dando uns trancos até esquentar e firma a marcha lenta ... quais seria sera os defeitos provaveis ... falarao pra mim fazer limpeza de bico, trocar bomba de combustivel, velas, agora estou com dúvida no que eu faço ...

    ResponderExcluir
  7. eu soun Alberto tenho uma cherokee 5.2 v8 automatica ano 97,a pergunta e o seguinte duns tempos pra ca eu percebi q meu carro esta falhando o cambio automatico,eu deixo na posiçao D quando eu vou sair normal,mas as vezes estou acererando e o carro esta andando e derrempente ma marcha desengata e o fico fica em neutro mas a alavnca ainda esta em D,eu percebi q o problema e na 1 marcda,da2 em diante nada acontece fica tdo normal,o nivel do oleo esta tudo ok op q sera??????? me ajude por favor

    ResponderExcluir
  8. Ola!! gostaria de saber porque meu carro honda civic 2000 automatico as vezes não da partida e o cambio pareçe que fica travado.
    jonas obrigado

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tenho um Santana 88 Gls automático, eu vinha á 100Km/h deus uns trancos reduzindo e o velocímetro parou de funcionar ao colocar em "N" as rodas da frente arrastaram. Desci mas nada verifique após continuar o velcímetro não funcionou mais e da um zunido quando reduso(nem sempre). Pode me dar uma orientação? Estou com o carro para pois me disserão ser caro o conserto. Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um FIT automatico.. sempre dirigi no D.. por saber que S é esportivo, e creio eu consuma mais combustivel.. mas li num site dizendo que o S é bom usar (e ate mais economico) quando se está em locais de transito intenso.. afinal, para ecomonia.. deve-se usar sempre o D, ou é verdade isso de que para muito transito, usar o S torna mais ecomonico ??

    ResponderExcluir
  11. gostei muito castilho do seu blog agora sepossivel me tira uma duvida estou comprando um spin ltz mas não consigo decidir entre o automatico e o manual...obs comecei a dirigir recentemente e tenho um problema serio de coluna...qual seria o ideal para mim?obrigado e até mais...

    ResponderExcluir
  12. Se por alguma necessidade precisar de empurrar um carro automativo o que faco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para empurrar coloque na posiçao N, mas JAMAIS tente fazer pegar no tranco, ja conheci um genio que destruiu o cambio de um Golf tentando fazer isso

      Excluir
  13. Bom dia,tenho uma blazer v6 automatica quando pego pista entre uns 20 km rodado éla acende a luz da injeção,éla anda normal,mas quando chego na cidade ela redus e quando começa as trocas de marcha principalmente marchas pesadas éla da tranco.Vc desliga o motor da uns 30 segundos e liga o motor novamente a lus se apaga e volta tudo normal,mandei fazer o cambio,gastei 6 mil reais e o problema continua esta na garantia mas o mecanico não acha o defeito,po favor me de uma luz.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!
    Caro Castilho tenho uma SCENIC AUTOMATICA 2004, sendo já mandei trocar as 2 EVM (modulação de pressão) e agora depois de quase um ano do reparo que fiz na oficina minha de confiança o carro voltou apresentar o pequenos trancos quando ligo o carro pela manhã. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  15. Oi Castilho, gostei do seu tópico, minha dúvida é, tenho um ômega CD 3.0 . CILINDROS, com câmbio automático, se quando a bateria descarrega pode ser feito um tronco ao empurrar para o carro pegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem cogite essa ideia, pq no minimo o carro não vai pegar e no máximo você arrebenta câmbio e transmissão.

      Obs: carro automático pra pegar no tranco, tem que estar acima de 100 Km/h, pq é quando a marcha leve engrena!

      Excluir
  16. Olá Castilho!!

    Estou com o mesmo problema do Jackson Tomelin, tenho tbm uma Scenic 2007 Privilege automática...
    O carro apresenta pequenos trancos,ascende uma luz de emergência no painel, sempre quando ligo o carro pela manhã.
    Sei que tem a ver com a pressão do câmbio...

    Fiz um orçamento e gostaria de indicação de outras oficinas especializadas pois a que fui o orçamento foi de R$ 4.700,00 achei bem salgado, gostaria de pesquisar outros lugares!!

    Obrigada,
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antonio soares7/21/2016 10:40 AM

      bom dia
      priscila
      qual estado e cidade vc mora?

      Excluir
  17. Bom dia sr Castilho, tenho um honda civic ano 2006 automatico, pois quando estaciono e coloco na posição "P", quando vou sair de novo ligo o carro mas aquela maldita alavanca não sobe para eu colocar nas marchas, gostaria de saber o motivo, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  18. ola castilho meu carro hidramatico parou na subida travou o q fazer e fede a queimado quando acelero e um corola !!!coloco todas macha e nao sai do lugar

    ResponderExcluir
  19. ola amigão eu tenho uma cherokee sport o cambio automático so engata a re quando o carro squenta o que poderia ser isso meu nome e ronildo uma abraço

    ResponderExcluir
  20. Meu vectra ao liga-lo pela manhã, estando na posição P ou N, começa a andar levemente(lógico que em P dá um tranco) e também nas paradas acontece a mesma coisa. Isso é normal ou indício de pane?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conselho: Quando você for parar o carro, pare em N (neutro) - Puxe o freio de mão - solte o freio do pé - Desligue o carro - ai sim coloque seu câmbio em P (parado - park)

      Fazendo assim você evita parar com "marcha encavalada)

      Excluir
  21. Boa noite Castilho. Tenho um honda civic automático 2001 / 2002. Ele começou a cortar o motor independente da velocidade. E a primeira luz a acender no painel é a luz da injeção. Batia a chave e ele pegava novamente. Agora ele apagou e não pega mais. Pode me dar um auxilio.

    ResponderExcluir
  22. MECÂNICO URGENTE

    Especializado em Honda de preferência kkkk'

    ResponderExcluir
  23. tenho um renault scenic que travou na segunda marcha e nao passa mais pode me ajudar , saber o que pode ser

    ResponderExcluir
  24. tenho um renault scenic 2002 que travou na segunda marcha e nao passa mais pode me ajudar , saber o que pode ser

    ResponderExcluir
  25. tenho um santana 93 glsi e e tem hora que ele da uns trancos .

    ResponderExcluir
  26. Olá Castilho, tenho o polo 2007 sedan, e a luz de freio do painel só vive acesa e com o sino todo tempo, isso incomoda muito, já troquei as pastilhas de freio completei o fluido de freio, e continua, o que vc acha que é, a alavanca de freio de mão, não tem o botão de sensor, o que vc acha que é?? Atc Paulo Sodré

    ResponderExcluir
  27. Quero saber o que fazer pra movimentar a alavanca sem ter que apertar o botão shift da minha Toyota 2007

    ResponderExcluir
  28. ola
    o q acontece se eu estiver andando tipo uns 40 km\h e de repente colocar no p
    responda ai pra mim
    fez um barulho
    mas ta funcionando normal ainda
    obrigado

    ResponderExcluir
  29. ola Castilho

    acabei de comprar um Fit automatico e não consigo tirar a alavanca da posição P, pressiono o botáo na alavanca e puxo, mas nada, ai com uma chave introduzo no orificio lateral e destrava a alavanca, porém na hora de voltar para o ponto P, eu consigo, porém tirar não esta dando certo, oq pode ser

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Olá, sem querer eu coloquei a alavanca na posição p , antes do carro está totalmente parado , deu uns estalos , o que pode ter acontecido ? Mas o carro está funcionando normal .

    ResponderExcluir
  32. Será que pode ter danificado as engrenagens ?

    ResponderExcluir
  33. Será que pode ter danificado as engrenagens ?

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Castilho
    Preciso de uma ajuda sua por favor

    Tenho um Honda Fit 2004 automático está com 130000 rodados de uns dias pra cá estou observando q quando estou andando com o carro em baixa rotação ele está dando uns tranquinhos ele não estava assim comecei a observar isso depois q fiz a troca da bateria e coloquei tbm uma bateria auxiliar pois tenho um som no carro com módulos etc.
    Fiz a troca do óleo do câmbio automático e sempre fiz todas as revisões e nunca tive problemas estou 3 anos com esse carro. Me ajude por favor
    Não consigo descobrir o defeito
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  35. bom dia
    tenho um scenic 2.0 16 v automatico 2002
    quando estou em r e passo para d ele da um estalo e um tranco forte,oque seria?

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde Castilho tenho uma omega 93 3.0 automatica ela estava andando normal foi feito uma troca de bateria e ela parou de funcionar nao egata e so fica em modo de emergia ja foi reniciado o modulo mas entra em modo de emergencia gauando vc liga o carro e tenta colocar no D ou R que pode ser

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde meu amigo Castilho tenho um 300c da chrysler 5.7 v8 o giro cai i fica oscilando quando piso no freio eu quando paro no sinal ou porque qualquer outro motivo ele morre o faço

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. comprei um nissan automático zero 2016/2017 e o carros simplesmente morreu tres vezes...já levei na oficina da Dinisa e eles só falaram que era uma falta de ajuste, mas aconteceu de novo...estou com medo e insegura de dirigir o carro...o que poderia ser? O carro está zerado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devolva para a Nissan. Esse caso tem que ser resolvido pela oficina da Nissan.

      Excluir
  40. Opa tenho uma space wagon da mitisubiche ela é automática nunca avia dado defeito ela tava normal aí peguei uma chuva cheguei no trabalho estacionei depois de algumas horas fui sair I ela não engano mas pra frente so a re observei q a lus da letra D também não acende

    ResponderExcluir
  41. Threilogan2@Gmail. Com
    64999041009

    ResponderExcluir
  42. ola , tenho uma blazer 4.3 e todas as marchas funcionam bem. mas a ré quando eu engato parece que a roda traseira freia e começa andar bem devagar e enroscando o freio, o que será que está ocorrendo?

    ResponderExcluir
  43. Olá amigo tenho um honda civil 98 ex aut: de repente na estrada ficou sem tração logo descobri que se desligar e ligar novamente ele volta a engrenar mas só anda cem metros e fica neutro , o que poderá ser me ajude

    ResponderExcluir
  44. Ola amigo meu cunhado tem um santana 93 glsi automatico e so esta engatando o cambio na posiçao 1 mas o cambio foi feito inteiro tem apenas 1 mes oq pode ser

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde tenho um corolla ano 2000 a pouco tempo fiz o cambio dele, faz uns 8 meses, de uns 3 meses pra ca começo um problema no cambio, estou andando ele fica em neutro leva uns 3 a 10 segundos e retorna a anda novamente, vo atravessa uma rua faz a mesma coisa, vo manobra quando engato o re, ele fica neutro leva uns 5 segundos e volta a funciona o que pode ser?

    ResponderExcluir
  46. José ERALDO
    Meu prisma automático quando está com o cambio na letra p está travando para ir para outras letras. Tem que fazer esforço para o movimento.
    O que pode estar ocorrendo

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...