domingo, 25 de março de 2012

Luz de óleo acesa

A luz de óleo é representada no painel do carro, pelo desenho de uma almotolia. 

Quando essa luz acende deve-se imediatamente parar o carro em local seguro e desligar o motor, pois é uma informação importante, que por algum motivo o óleo pode estar sem pressão suficiente para continuar lubrificando o motor. Funcionar um motor sem lubrificação pode causar sérios danos, como a fusão dos pistões.

A causa para essa luz acender pode estar em um simples defeito de algum conector ou fiação ou no interruptor de pressão de óleo.

Mas pode ser também falta de óleo no motor, entupimento do pescador da bomba de óleo, entupimento de algum canal no circuito da bomba de óleo ou falha na bomba de óleo. O motivo mais comum de entupimento é a formação de borras no Carter do motor. Nesse caso um desmontagem completa do motor poderá ser necessária.



Pode ser também um desgaste nas bronzinas de mancal do motor. Isso provoca o acendimento da luz de óleo em baixas rotação do motor. Nesse caso terá que retificar.

O mais correto é, quando acender a luz de óleo, parar imediatamente e não arriscar continuar sem saber a causa do alerta, em caso de uma minima dúvida chame um guincho e leve para um Mecânico Profissional.

Para quem não conhece a almotolia, uma foto ai ao lado, esse instrumento é usado em oficinas, hospitais, cozinhas e por ai vai, pode ser de vários formatos e materiais. Na oficina é usado cheio de óleo para lubrificação em montagens.

Um abraço.

Castilho
www.akikar.com.br
www.facebook.com/Akikar



sábado, 24 de março de 2012

Luz de Bateria acesa

Luz de Bateria. É muito comum as pessoas acharem que quanto essa luz acende é por que há defeito na bateria do carro. Mas isso nem sempre é verdade, essa luz esta relacionada ao sistema de carga da bateria.

Quando essa luz acende a bateria não está sendo recarregada.

O motivo pode ser um defeito no alternador, componente responsável por gerar corrente e tensão para a recarga da bateria e para os consumidores de energia elétrica do veículo. Nesse caso o motor continuara funcionando enquanto houver energia armazenada suficiente para manter os componentes eletrônicos, bicos, bomba de combustível e bobinas de ignição.

Quando a "carga" da bateria acabar, o motor parara e o pior não vai mais pegar na partida. E não adiantara ficar dando tranco, pois não haverá energia para os sistemas do motor, pois se o alternador não estiver gerando e não houver nenhuma carga na bateria, nem um tranco em altíssima velocidade fara o motor funcionar. Além do risco de provocar um dano no sincronismo do motor.

E pode ser que a correia auxiliar que gira o alternador tenha quebrado. Nesses casos, em veículos onde a correia gira também a bomba d'água, o aviso no painel ganha muito mais importância.

Portanto, verifique se a correia do alternador do seu carro é também a da bomba d'água se for, quando a luz da bateria acender, verifique se não quebrou a correia, se quebrou estacione em lugar seguro e chame um guincho. Não tente chegar a algum lugar mesmo que seja pertinho, pois o motor poderá ferver e os danos serão grave.

Um abraço.

Castilho
www.akikar.com.br
www.facebook.com/akikar


terça-feira, 20 de março de 2012

Câmbio Automático patinando

Eu recebo várias ligações perguntando sobre câmbio automático que "parou de andar" ou esta patinando. E ao explicar que provavelmente queimou o pacote ou falo sobre algum outro componente, eu sinto que fica uma dúvida grande sobre o que estou falando.



Na foto de um cambio automático desmontado eu coloquei os nomes de alguns componentes mais comuns encontrados na maioria dos câmbios automáticos atuais.

O torque e potencia do motor são transferidos para as rodas através do câmbio automático, então quando existe uma falha o motorista percebe que o motor esta acelerando mas o carro não responde, pode estar havendo uma patinação entre a parte motora e a parte movida dentro do câmbio automático.

A parte motora, (eixo de entrada) esta ligada ao motor através do conversor de torque
(foto ao lado). A parte movida esta ligada as rodas, através do conjunto planetária e diferencial.

O que liga a parte motora com a parte movida são os pacotes de discos, então toda a força do motor passa por estes componentes do câmbio automático.

São pacotes porque são formados por discos de aço, normalmente presos a parte motora e discos de composite, normalmente presos a parte movida, um pistão hidráulico aplica uma força sobre eles unindo-os e forçando que girem igualmente, por atrito.


Quando, a força diminui, por algum motivo, como queda da pressão da bomba por entupimento do filtro de óleo do cambio automático, os discos vão deslizar uns sobre os outros fazendo a temperatura aumentar muito até a queima ou até mesmo o fusão entre eles.

Quando a força aplicada para unir o pacote de discos é zero o câmbio automático para, porém quando essa força existe mas é insuficiente para provocar a transferência de potencia o câmbio automático patina. Patinara até que não haja mais nenhuma condição de atrito entre os discos.


É uma explicação bem simplificada. Câmbio automático é muito mais complexo, mas espero ter ajudado a melhorar a compreensão sobre o assunto.

Um abraço.
Castilho
www.akikar.com.b
www.facebook.com/Akikar

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...