quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Porque o custo de conserto de câmbio automático é tão alto?
Não há dúvida sobre isso, consertar cambio automático é muito caro. Mas não vai parecer tão caro se for considerado o que esta envolvido em um reparo de câmbio automático.

Câmbios automáticos consistem em centenas de componentes individuais. Durante o processo de reparação, cada um é desmontado, limpo e inspecionado para verificar se ainda estão dentro das tolerâncias exigidas. As peças gastas ou danificadas são reparadas ou substituídas.
Em seguida, cada parte é montada em sub-conjuntos. Cada sub-conjuntos é ajustado e testado. Então os sub-conjuntos são montados da caixa do câmbio automático e todos os ajustes e testes são realizados novamente.
Depois de montado, o câmbio automático é reinstalado no veículo. E novamente novos testes e ajustes são necessários.
Se isso não bastasse, os câmbios automáticos são controlados eletronicamente e isso torna as coisa um pouco mais complicadas e trabalhosas. Todos os sistemas do veículos estão interligados e problemas em outros sistemas, como o motor ou ABS, podem definir defeitos no funcionamento do câmbio automático.
Tudo isso requer mão de obra muito especializada e peças de primeira linha. E ainda não consideramos que no Brasil todos as peças são importadas e seus preços estão de certa forma atrelados a política econômica.
E ainda devemos considerar que tudo ainda pode ficar mais caro, pois no mercado brasileiro a manutenção de câmbio automático esta em expansão e muitas pessoas estão se aventurando, com apenas conhecimentos adquiridos em cursos baseados em teoria e manuais traduzidos sem aprofundamento nos conhecimentos técnicos necessários, são pessoas que não conhecem mecânica básica e seus fundamentos, bem como não conhece outros sistemas de um veículo.
Muitas soluções paliativas são oferecidas e justificadas tecnicamente por boletins mal interpretados.
Consertos parciais, no câmbio automático não funcionam, só trazem prejuízos para os profissionais e principalmente para o proprietário do veículo, que muitas vezes por desconhecimento ou necessidades pessoais são levados a esse erro.

Para qualquer serviço em manutenção, o barato é aquele que resolve, outras soluções podem sair muito caro. E um agravante é que muitas vezes soluções parciais ou erradas funcionam por um período de tempo, fazendo parecer que estavam certas. Não há histórico dos resultados. Ou o que é pior, esses resultados não são divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...