quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Fuja do Quebra Galho


Um cliente que trabalha na cidade de São Paulo e anda diariamente pela Via Anchieta, Vergueiro, Avenida dos Bandeirantes e Marginais, me falou sobre um fato que eu já havia notado, quando vou ao centro de São Paulo comprar peças: O aumento na quantidade de carros quebrados parados pelas ruas.



Concordamos que boa parte dos congestionamentos e lentidão do transito são provocados por estes carros quebrados, tanto que a CET tem um esquema para tirá-los o mais rápido possível das ruas movimentadas para ruas menos importantes.



E eles sempre quebram em pontos de estrangulamentos, subidas, acessos a viadutos ou grandes avenidas, aproximação de semáforos e lugares com grandes quantidades de veículos. O que já é complicado, fica muito pior com um carro quebrado impedindo a passagem.


Outra constatação é que são carros aparentemente bem conservados, considerados novos para o padrão brasileiro, com uma boa quantidade de eletrônica, injeção de combustível, freios ABS, etc.


Acho que o segredo e a solução é Manutenção Preventiva.

Economia, segurança, confiabilidade e valorização, são algumas das vantagens de fazer revisão periodicamente no veículo. 


As autoridades de transito já perceberam isso e a toda hora lançam alguma campanha nesse sentido. Sem contar um projeto de lei que tornara obrigatório uma vistoria veicular para poder licenciar o veículo, faz uns 12 anos que eu venho ouvindo sobre isto.

É muito importante, também, a conscientização dos Mecânicos Profissionais e principalmente dos proprietários de veículos, para não fazer ou permitir que se faça o quebra galho.Quebra galho, são consertos provisórios que dão uma falsa sensação de segurança.


Mas por que fazem o quebra galho? Devido ao custo, pois, passam anos sem fazer nenhuma manutenção preventiva e quando quebra alguma coisa, o reparo completo com peças novas acaba ficando muito caro. Então pedem que seja feito reparo provisório, só para o carro andar, com peças usadas ou recuperadas. 


Daí a importância da manutenção preventiva periódica. Os custos são muito menores, além de ser possível um planejamento. Quando se adquire um carro, não se deve pensar só no seu preço de compra, há de se pensar também nos custos da manutenção e planejar junto a um bom Mecânico Profissional, após uma revisão inicial e conforme a utilização deste carro, um bom plano de manutenção.


Eu costumo dizer que quem quebra galho é macaco mau treinado, pois macaco especialista não quebra galho, pula certinho, seja gordo ou magro.


Castilho





terça-feira, 28 de outubro de 2008

Correia Dentada

Há 10 anos atrás eu recebia em minha oficina cerca de 30 veículos/mês com a correia dentada quebrada. Hoje, somente uns 10 por ano.

Essa redução se deveu a conscientização de mecânicos e proprietários que a manutenção preventiva é mais vantajosa. A correia dentada é uma peça muito importante e sua quebra resulta na parada imediata do motor e danifica outros itens, o que faz com que o conserto chegue a valores bem altos, de R$ 1.500,00 a R$ 4.000,00 dependendo do modelo do motor. Enquanto que a troca da correia, preventivamente, fica em torno de R$ 250,00 a R$ 1.500,00.

Por isso sugerimos que ao comprar um carro, ou desconhecendo o estado da correia dentada, você já mande trocar. E a partir daí mantenha uma rotina de manutenção preventiva: A cada 10.000 ou 15.000 Km, inspecionar e regular a tensão (para os casos onde se aplica) e a cada 40.000 Km, trocar preventivamente.

Chamo a atenção para os rolamentos tensores e de apoio que devem ser trocados e inspecionados, pois se falharem ou quebrarem o risco é o mesmo da quebra da correia dentada. Além disso, vale algumas dicas:

Barulhos vindo do motor, principalmente da região das correias devem ser verificados imediatamente.


Se o motor não pegar, não tente dar trancos. 
Não lave o motor, para que a água suja e produtos de limpeza não contaminem a correia dentada e os rolamentos.

Vazamentos de óleo na região da correia dentada podem contaminá-la, caso isso ocorra, corrija o vazamento e troque a correia.

Verifique as proteções da correia dentada, não deixe nenhuma faltando e troque as quebradas e trincadas.

Nos veículos onde a bomba d'água é acionada pela correia dentada, em caso de troca da bomba a correia também deve ser trocada e uma especial atenção deve ser dada a regulagem da tensão.

E principalmente, em caso de dúvida procure ajuda de um mecânico profissional.


Câmbio automático


sábado, 18 de outubro de 2008

A Akikar Auto Mecânica



Câmbio automático


A Akikar Auto Mecânica tem equipamentos e ferramentas de última geração, atua no mercado há mais de 20 anos, é altamente especializada, ...blá, blá, blá... Chega disso.


Obvio que temos tudo que precisa. Como eu poderia vir aqui propor consertar seu carro sem os equipamentos e ferramentas necessárias, depois de mais de vinte anos trabalhando? Não dá né?

O que a Akikar tem de mais importante são pessoas, seus profissionais e você. Nós não atendemos carros, atendemos gente que tem carro.

Ter experiência na vida e na oficina, conhecimento técnico e principalmente ser apaixonado por mecânica automotiva são nossos "diferenciais".

Valorizar o trabalho, a ética, a dedicação, a lealdade, o conhecimento, a honestidade, é nossa estratégia.

A Akikar não quer ser a maior oficina mecânica do mundo.

A Akikar quer ser a melhor oficina mecânica do mundo que trabalha por você.

Um grande abraço.

Castilho

Passando "compressão" do motor para o radiador

Quando o motor está em funcionamento, ou tentando entrar em funcionamento, durante a partida, o pistão comprimi a mistura de ar/combustível ...